Concluiu-se o Capítulo Eletivo e Avaliativo da Ordem Franciscana Secular do Brasil

Depois de três dias de avaliação, eleição do novo Conselho Nacional e proposituras das prioridades do triênio, na manhã deste domingo, 26 de agosto, foi concluído o XIV Capítulo Nacional da OFS do Brasil.

O Secretário Nacional da JUFRA, Washington Lima, a Animador Fraterna, Maria Aparecida e o Assistente Espiritual Nacional, Frei Wellington Buarque, fizeram uma explanação da situação da JUFRA do Brasil.

Nesta manhã, foram debatidas prioridades para o triênio, as moções, resoluções e recomendações, e feita  a escolha do  próximo Capítulo Nacional que ocorrerá entre os dias 28 de fevereiro a 1º de março de 2020, em Campo Grande, MS.

Por volta das 11 horas,  tivemos a Missa de encerramento e de posse do novo Conselho Nacional presidida por um bispo e demais concelebração, os vários assistentes espirituais da OFS nacional e dos regionais.

O Coordenador de Comunicação, que também integra o Conselho Nacional, será nomeado na primeira reunião do novo Conselho.


XXXVII CAPÍTULO NACIONAL ORDINÁRIO DA

ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL

Salvador/BA – 24 a 26 de agosto de 2018

 

 

PRIORIDADES

  1. Formação, aprofundando o compromisso e vivência do carisma franciscano secular.
  1. JPIC, como expressão da identidade da OFS.
  1. JUFRA, como forma de trabalhar as juventudes e também a renovação da OFS. 

RESOLUÇÕES

  1. A escolha para os cargos de conselheiros nacionais de Comunicação e JPIC seja de responsabilidade do Conselho Nacional, até decisão no próximo capítulo.

RECOMENDAÇÕES

  1. Inclusão nos Estatutos Regionais e Locais da função de assessoria ou eleição/indicação de coordenador de Comunicação e JPIC.
  1. Acompanhar de maneira criteriosa o número de irmãos enviado para o REFRAN, seja através da implementação do sistema informatizado ou por outros meios provisórios, em todos os níveis.
  1. Buscar renegociação da dívida junto ao CIOFS.
  1. Realizar a Celebração dos 800 anos da OFS em 2021, antes do Capítulo Eletivo, em evento de grande expressão com toda a Família Franciscana.
  2. Incentivar a pesquisa e a publicação de material biográfico de irmãos e irmãs da OFS do Brasil, já falecidos, que se distinguiram por seu testemunho evangélico-franciscano-secular, como forma de celebrar os 800 anos da Ordem.
  3. Revista Paz e Bem, incentivando a ampliação do número de assinaturas em cada fraternidade.
  4. Animação Vocacional OFS/JUFRA, desenvolvendo iniciativas em vista da Celebração dos 800 anos.
  5. Assistência Espiritual, valorizando a presença feminina.

MOÇÕES

  1. Conselho Nacional cessante, pela dedicação e empenho nos trabalhos desenvolvidos.
  1. À coordenação do capítulo, bem como a equipe local, pela organização e acolhida.
  1. À Silvia Diana e ao Frei Pedro Zitha, do CIOFS, pela condução do capítulo.

Fonte: ofs.org.br




 

Outras Postagens

Início