Duas Províncias da OFM no Canadá se fundiram em uma só

No dia 22 de outubro de 2018, em St. Albert, Alberta, Canadá, foi criada a Província do Espírito Santo (Província Saint-Esprit),  a nova Província Franciscana do Canadá. A união das duas Províncias canadenses (São José e Cristo Rei) foi formalizada por um decreto pronunciado pelo Ministro Geral, Frei Michael Anthony Perry, OFM. O novo ministro provincial é o Frei Pierre Charland, OFM.

“A criação da nova Província do Espírito Santo do Canadá nos remete às raízes do nosso carisma franciscano. Reflete o desejo de ser guiado pelo Espírito, até mesmo para caminhos desconhecidos. Isso nos leva de volta à experiência do Pentecostes e ao centro do Evangelho. Isso é o que espero que caracterize a nova província canadense ”, diz o novo ministro provincial.

Muitos convidados de todo o Canadá vieram para participar desta celebração histórica. Frei Peter Williams, OFM, Delegado Geral, bem como alguns bispos canadenses e ministros provinciais franciscanos dos EUA.

A nova Província contará com 87 frades de 32 a 97 anos presentes em Quebec (Montreal, Lachute, Trois-Rivières), British Columbia (Vancouver e Victoria) e Alberta (Edmonton e Cochrane). A Cúria Provincial será em Montreal, no convento La Resurrection.


Eis a reflexão dada pelo Ministro geral durante a liturgia vespertina:

Reflexão do Ministro geral

Irmãos e irmãs, na carta de São Paulo aos Efésios somos atraídos para o grande drama da conversão cristã, do que transparece em nossas vidas quando damos as boas-vindas ao convite de Cristo para “seguir-me!” “Vocês não são estrangeiros ou estranhos por mais tempo. Agora, vocês são concidadãos do povo de Deus e membros da família de Deus” (Efésios 2, 18-19). São Paulo escreve às comunidades cristãs não apenas de Éfeso, mas também de todas as sete Igrejas da Ásia Menor. A mensagem de Paulo vai contra todo o bom senso e sabedoria do seu tempo e até do nosso. Os líderes políticos do império romano usavam as diferenças étnicas, religiosas e regionais como um meio de dividir, como um meio de conquistar, e como um meio de promover suas próprias posições de poder e riqueza. Tenho certeza de que nada disso tem a ver com o que pode ou não estar acontecendo no mundo hoje! HA!

Nos tempos em que São Paulo viveu, houve um tremendo movimento de povos, idéias, comércio e até doutrinas e práticas religiosas. Podemos falar de um tipo de globalização, um fenômeno que existiu em diferentes formas em grande parte da história humana. Talvez o que é diferente nas formas mais recentes de globalização esteja ligado ao ritmo constante, rápido e aparentemente interminável de mudanças que invadiram todos os aspectos da vida humana e de todos os cantos do planeta. Como no tempo de São Paulo, também em nossos tempos, somos desafiados a redefinir a maneira como nos percebemos, como nos relacionamos uns com os outros e com o ambiente físico que nos cerca e também é parte integrante de nós. O Papa Francisco recentemente apontou o impacto da globalização na comunidade humana e no ambiente natural.

O que emerge mais claramente da reflexão teológica de São Paulo é a convicção de que em Cristo Jesus a vida encontra um novo significado; relações humanas são redefinidas; já não podemos falar de “nós” e “eles”, de “insiders” e “outsiders”, de “inimigos” e de “amigos”. Na cruz e através dela, todas as coisas são colocadas em relação, todas as coisas “se encaixam” e todas as coisas importam. A oferta de Jesus pela sua vida para todos, que inclui não apenas o ambiente humano, mas também o natural, reeligiu na mente de Paulo o percurso da história humana e da história do cosmos. Esta não é a mensagem dos líderes – e até mesmo muitos cristãos e católicos – hoje. Enquanto Jesus procura construir pontes e juntar pessoas de diferentes nacionalidades, etnias, religiões, cor e raças, “Desenhando todas as coisas através do sangue de sua cruz”, outros – políticos, até mesmo líderes religiosos e discípulos de Jesus – buscam promover ideologia de exclusão, medo, incitação à violência contra qualquer um que compartilhe uma visão de mundo ou herança religiosa idêntica. . Sua solução é construir paredes no lugar de pontes, promovendo a grande mentira de que a diferença é perigosa, a ser temida, o que significa que aqueles que são diferentes não devem ‘entrar’.

Esta noite celebramos a comunhão com e no Espírito de Deus que, através da unificação das duas antigas Províncias de São José e de Cristo Rei, nos chama a abrir nossas vidas para a santidade nova. Deus está chamando todos os franciscanos, todos os católicos, todos os cristãos e, na verdade, todos os seres humanos a perseguir o caminho do Reino, que se baseia no que São Francisco chamou de “os mandamentos” – amor a Deus e amor ao próximo. Mesmo São Francisco passaria por uma conversão – ecológica e integral, para tomar emprestadas palavras da encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco. Sua conversão o afastaria de uma vida definida pelo privilégio e exclusão e sustentada pela paranoia coletiva e pela violência armada, e em direção a um senso universal de fraternidade que abraçou todos os povos, começando com um beijo, o beijo dos leprosos, e se estendendo para fora até o “irmão Sol, irmã Lua ”, e para todo o universo criado. Talvez isso deva ser entendido como a conseqüência do que significa entrar no discipulado, amizade, com o Senhor Jesus. Como São Paulo nos lembra: “Vocês, que costumavam estar longe, foram trazidos para perto pela morte sacrificial de Cristo” (Efésios 2:13).

Que este grande acontecimento da criação da nova Província do Espírito Santo provoque dentro de cada um de nós, dentro de nossas diferentes instituições, dentro de nossas famílias, dentro da sociedade canadense, dentro da Igreja, e dentro da Ordem o desejo de participar da renovação de nossa verdadeira identidade como filhos amados de um Deus amoroso, irmãos e irmãs uns dos outros e de todo o universo criado. Que os valores autênticos do reino de Deus sejam refletidos em nossas vidas, na maneira como tratamos os outros, transformando-nos em instrumentos de graça, paz, perdão e bênção para todos que encontramos. Que nossa oração seja: “Senhor, faz de mim um instrumento de sua paz …”

Bênçãos especiais para todos os irmãos franciscanos da nova Província! Que Deus complete o trabalho que começou.

 Fonte: ofm.org

Outras Postagens

Início