SAV: Acolhida e Fraternidade marcam o 2º Encontro Vocacional Franciscano, em Franca/SP

Aconteceu neste último final de semana, de 18 à 20 de agosto, o 2º Encontro Vocacional Franciscano deste ano de 2023, desta vez no Convento Santa Maria dos Anjos, na cidade de Franca/SP. Chamados a se lançarem em uma nova forma de vida, 5 jovens, provindos dos diversos regionais que compõem nosso território custodial, fizeram uma experiência na casa de formação das etapas do Aspirantado e Postulantado.

Acolhemos os vocacionados com muita alegria, iniciando o encontro com o jantar, seguido de um momento de oração, e também um bom momento fraterno, onde tomamos um chá e partilhamos bastante das nossas vidas e anseios.

No Sábado, iniciamos o dia com a oração da Coroa Franciscana, seguida de um maravilhoso café da manhã, onde fizemos da nossa mesa de refeição, um altar de fraterna alegria e acolhimento, como é de costume para todos nós que aqui moramos. Neste dia aconteceram outros momentos de oração, como a participação na Santa Missa, que foi presidida por nosso Bispo, junto à Família Diocesana, uma vez que a Diocese de Franca/SP tem este costume de celebrar a solenidade da Assunção de Nossa Senhora com uma celebração em que une todas as paróquias do território.

Houve ainda, outro momento de oração fraterna que gostaria de destacar, a oração do Lucernário. Nesta oração, pedimos ao Pai das Luzes, que pela Ressurreição de seu Filho, dissipe as trevas que em nosso coração e caminho, possam nos impedir de ama-Lo e servi-Lo.

Foi apresentado aos jovens vocacionados a dimensão do serviço, cuidado esse que desempenhamos tratando dos animais, dos espaços e ofícios do ordinário da nossa casa. Também aconteceu um momento de partilha conosco, os Aspirantes, que por sinal, nos animou um tanto mais em nossa caminhada. Falamos de nossa vivência aqui nesta casa de formação: Vida de Oração, serviço, estudo e lazer, sempre a partir da Fraternidade e da Minoridade, sendo estes os pilares de nosso carisma.

Com a Santa Missa neste dia em que a Igreja celebrou a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, junto com o povo que participa no Convento e logo após um almoço comemorando o domingo da vida religiosa consagrada, concluímos este 2º Encontro Vocacional Franciscano do ano. Continuamos a pedir do Bom Deus e Justo que envie vocações para a Igreja e para a nossa ordem Franciscana!

Fraternalmente,

Mizael da Silva Rodrigues (Aspirante)