Inicia-se, em Garça/SP, o 1º Encontro Vocacional Franciscano 2019

“Porei em vosso íntimo um espírito novo”(Ez 36, 26) 

Em Garça, São Paulo, aos oito de março, iniciou-se o 1º Encontro Vocacional Franciscano do respectivo ano, realizado pela equipe do Serviço de Animação Vocacional (SAV) Custodial que acolhe 10 vocacionados de diferentes localidades para um contato com a espiritualidade e o carisma franciscanos. Junto para este momento, se fez presente a Fraternidade  São Boaventura – Casa de Aspirantado na Custódia, a equipe do Pró-Vocações Franciscanas (PVF) que divulgará neste fim de semana nesta fraternidade e a cobertura completa da equipe de Comunicação Custodial. Na presente Fraternidade Nossa Senhora de Lourdes em Garça está o início da Custódia (oficialmente em 1947), na tenra idade da vinda dos frades missionários italianos que pisaram em solo brasileiro para evangelizar, trabalhar e espalhar o franciscanismo de suas vidas no serviço paroquial e na obra social. Aqui também se encontra o Patronato Juvenil Garcense, obra de grande estima e nobre trabalho junto às crianças e às famílias que estão no bairro e em outros de maior carência. Além deste, se encontra a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e a Casa de Formação para os frades provenientes do Ano Missionário e que se preparam para o “sim” definitivo a Deus na Ordem dos Frades Menores.

Com as boas-vindas do Guardião, em nome da fraternidade, Frei José Ricardo Terêncio, OFM. acolheu todos os presentes, abençoou os alimentos e serviu o jantar preparado pelo grupo do HOSFRAM (Hospedaria Franciscana de Misericórdia) que atende os irmãos de rua dando-lhes alimento, acolhida e amparo às suas necessidades. O Animador Vocacional Custodial, Frei Bruno Alexandre Scapolan, OFM. agradeceu a hospitalidade de todos e declarou aberto o 1º Encontro sob o tema bíblico: “Dar-vos-ei coração novo, porei no vosso íntimo espírito novo” (Ez 36, 26). Logo mais, Frei Carlos Eduardo de Sousa, OFM. aplicou uma dinâmica de acolhida e conhecimento interpessoal, “quebrando o gelo” e abrindo espaços de diálogo. Dada as orientações práticas pelo Frei Alef Henrique Pavini, OFM., frade residente na fraternidade, todos se dirigiram para o Anfiteatro da instituição Patronato Juvenil Garcense, para a Oração ao modo Taizé (comunidade nascida numa vila francesa nos limites próximos à Espanha que acolheram refugiados da 2ª Guerra Mundial e disseminavam a concórdia entre os povos e a paz) cantando refrões orantes, mantras meditativos, leitura da Palavra e das Fontes Franciscanas. Tendo ao centro a Cruz de São Damião, cada participante se aproximou lançando a mesma pergunta que Francisco fez ao “Senhor” da cruz: “ – Senhor, que queres que eu faça?”(1Cel 2,§5). 

Neste primeiro contato e experiência orante, o dia termina com as orientações para o sábado e um chá para o descanso dos vocacionados. Com certeza, tem muito a ser experimentado e o Encontro está só começando!

Rezemos, pois, irmãos, para que o Senhor continue a encher de “espírito novo” aqueles que estão inspirados a uma vida de total entrega ao Senhor – espírito originário que alcançou Francisco e continua alcançando muitos corações – e dar um novo coração para sentir e aspirar o santo propósito para suas vidas.

Em Francisco e Clara de Assis,

Frei Luciano Souza da Cruz, OFM




 

Outras Postagens

3 thoughts on “Inicia-se, em Garça/SP, o 1º Encontro Vocacional Franciscano 2019

  1. My developer is trying to persuade me to move to .net from PHP.

    I have always disliked the idea because of the expenses.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on numerous websites for about a year and am concerned about switching to another platform.
    I have heard good things about blogengine.net. Is there a way I can import all my wordpress posts into
    it? Any kind of help would be greatly appreciated!

Deixe uma resposta

Início