Encerra-se o 1º Encontro Vocacional Franciscano 2019

Tendo chegado mais um irmão vocacionado ao fim da sexta, o 1º Encontro Vocacional Franciscano ficou completo com 11 participantes. Segue a lista de nomes:

            -Adrian Vinícius Mont Serrat (Barretos/SP)       
            -Alexandre Calixto de Almeida (Uberlândia/MG)          
            -Gabriel Monteiro Marques (Olímpia/SP)
            -Jarder Rodrigues Leite (Piancó/PB)        
            -Jean Carlos de Moraes Gomes (Pitangueiras/SP)          
            -João Gabriel Santana Mathias Gomes (Jardinópolis/SP)                     
            -Joathan Alves da Silva (Macaíba/RN)     
            -Jorge Humberto Domingues do Prado Filho (Uberlândia/MG)          
            -José Carlos Costa Santos (Guarabira/PB)          
            -Silésio Santiago da Silva (Sertãozinho/SP)          
            -Victor Mariano Rodrigues (Itapagipe/MG)   

Já no início da manhã de sábado, nossos vocacionados, aspirantes e frades se juntaram aos leigos de nossa Paróquia-Santuário Nossa Senhora de Lourdes para o Ofício da Imaculada, louvando o Senhor que fez maravilhas em Maria e permanece operando em nossas vidas. Seguido de café, os participantes receberam a explanação do tema do encontro pela assessoria de Frei José Aécio Filho, OFM., mestre de Aspirantado. A abertura de coração que requer a vontade sincera para Deus e a história de São Francisco permearam este momento. Feito uma pausa, a psicóloga Carmem Valéria Andrade, residente em Marília ao qual atende a Fraternidade desta cidade, aplicou dinâmicas de grupo e estabeleceu um clima agradável para trabalhar os pontos mais relevantes neste encontro. Todos apreciaram o almoço preparado sempre por alguma pastoral ou movimento da Paróquia, ao qual foi bem retribuído de muitas palmas e uma música tocada na flauta doce pelo vocacionado José Carlos.

No período da tarde, os frades Frei Carlos Eduardo, Frei Emanuel e Frei Rafael abriram uma reflexão e dinâmica no Anfiteatro do Patronato Juvenil Garcense. Com vendas nos olhos, sem a guia de qualquer pessoa, mas antes, sendo impulsionado para caminhar, correr… Frei Rafael orientou os vocacionados e aspirantes a experimentarem a escuridão e a dificuldade para caminhar. Nesse sentido, depois cada participante ainda de olhos vendados apresentou sua experiência, sua forma de encarar essa realidade pessoal, mediado com a iluminação sobre a própria vocação pelo Frei Emanuel. Frei Carlos Eduardo abarcou estas mesmas realidades sob o ponto de vista humano e psicológico, permitindo uma acolhida integral do chamado divino na totalidade da vida humana e os seus desafios. Finalizado com uma dança de roda e um canto que diz “todos estamos interligados”, foi a vez dos aspirantes partilharem sua experiência vocacional até sua entrada no Convento São Boaventura, as rotinas, as tarefas, as alegrias e convívios. Este momento foi recheado de brincadeiras e alegria, características franciscanas de ver o milagre de Deus na simplicidade do cotidiano. Após essa tarde proveitosa, todos seguiram para o banho e, posteriormente, para a Celebração Eucarística do 1º Domingo da Quaresma na paróquia.

Já no fim da celebração aconteceu a divulgação do Pró-Vocações Franciscanas (PVF) por nossos confrades Frei Eduardo Schield, OFM. e Frei João Paulo Gabriel Mendes de Moraes, OFM. com a feliz oportunidade de apresentar o trabalho e a quem este se destina – os vocacionados que participam e os frades em formação -, as formas de contribuir para as vocações e a Lojinha do PVF com Frei Maicon Custódio de Jesus, OFM, abastecida de muitos artigos franciscanos e religiosos. Após a Eucaristia celebrada, o momento programado era de celebrar a fraternidade junto à Ordem Franciscana Secular local, num recreio fraterno, alegre e animado. Encerrando a noite, cada vocacionado recebeu uma ficha vocacional para preenchimento, necessária para o desenvolvimento do processo de acompanhamento.

No domingo, pela manhã, todos participaram ativamente do Ofício das Comunidades rezado na praça, em frente ao Convento, no contato com as criaturas num mesmo louvor. Com o café servido, seguiu-se a programação que indicava uma conversa pessoal com algum frade que compõe a equipe do SAV Custodial, no diálogo sobre a vida, caminhada e a experiência do Encontro Vocacional. Logo mais, já no almoço, Frei Bruno agradeceu aos presentes, à Fraternidade Nossa Senhora de Lourdes pela acolhida e empenho na hospitalidade, à Fraternidade Nossa Senhora de Fátima de Marília/SP que participou de alguns momentos fraternos, a todos os leigos paroquianos que nos prepararam os alimentos e aos frades, no bom desempenho do serviço fraterno quanto à realização do encontro.

Assim, nessa alegria, embora não caiba em palavras, mas é palavra de se sentir, o 1º Encontro Vocacional Franciscano 2019 foi marcado pelo convívio fraterno e a partilha, experiência forte  de Deus e do outro que é um irmão. O próximo encontro vocacional se dará na cidade de Uberlândia/MG, ao qual se fará também a cobertura completa do Encontro. Em contínua oração pelas vocações, este belíssimo Encontro Vocacional Franciscano permaneça dando frutos de vocações à Igreja, à Ordem e nossa Custódia e seja uma luz que oriente a vida de nossos irmãos!

Fraternalmente,

Frei Luciano Souza da Cruz, OFM




 

Outras Postagens

Deixe uma resposta

Início