Custódia promoveu o 2º Encontro de Comunicadores Custodial

No dia 14 de dezembro, aconteceu o 2° Encontro de Comunicadores Custodial, via Google Meet, cujo o assessor foi o confrade, Frei Gustavo Wayand Medella, OFM, responsável pela área da Comunicação e Vigário Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil (OFM), que abordou temas fundamentais para nosso modo de vida e nossa forma de comunicar.

O encontro de comunicadores sob o tema da “Comunicação à luz da Espiritualidade Franciscana” proporcionou uma reflexão profunda sobre como os princípios franciscanos podem influenciar e enriquecer nosso papel como agentes de comunicação. Na tradição franciscana, a simplicidade, humildade e o respeito pela criação são valores fundamentais que podem guiar o modo como nos comunicamos.

Ao explorar a Espiritualidade Franciscana, os comunicadores são convidados a considerar a importância da escuta atenta, da empatia e da compaixão em suas práticas. Francisco de Assis, o patrono da ecologia, nos lembra da interconexão de toda a criação, o que nos leva a repensar a forma como transmitimos informações e influenciamos os outros.

A mensagem franciscana também destaca a importância de uma comunicação autêntica e honesta, livre de artifícios e manipulações. Inspirados pelo exemplo de São Francisco, os comunicadores podem buscar a verdade, promover a paz e construir pontes entre as pessoas, criando um ambiente de diálogo construtivo.

Em um mundo cada vez mais digital e acelerado, a Espiritualidade Franciscana oferece um contraponto, incentivando a contemplação e a valorização do presente. O encontro de comunicadores favoreceu uma oportunidade para unir a tecnologia à espiritualidade, buscando uma comunicação que transcenda o superficial e toque as dimensões mais profundas da experiência humana.

Frei Gustavo Medella, OFM, expressamos profundo agradecimento em nome de toda a nossa Fraternidade Custodial, de modo especial a Equipe de Comunicação de nossa Custódia, por proporcionar com sua disponibilidade, momentos de reflexão, partilha e fortalecimento espiritual. A dedicação em organizar e conduzir este encontro foi fundamental para aprofundar nossa compreensão da Espiritualidade Franciscana na contemporaneidade. Suas palavras inspiradoras e orientações sábias guiaram nossos corações para uma comunicação mais autêntica e alinhada aos valores franciscanos.

Agradecemos pela sua generosidade em partilhar seu conhecimento e experiência, construindo pontes entre as comunidades franciscanas e fortalecendo os laços que nos unem. Este encontro não apenas enriqueceu nossa compreensão da espiritualidade, mas também fortaleceu o senso de comunidade e fraternidade entre nós.

Que as bênçãos de Deus, por intercessão de São Francisco continuem a iluminar seu caminho, e que seu compromisso com a promoção da paz e da compreensão mútua inspire a todos nós a vivermos os valores franciscanos no nosso dia a dia.

Gratidão fraterna,

Frei Vinicius Felipe Armani Pedro, OFM