Educandário Santo Antônio de Bebedouro/SP recebe assessoria do Sistema de Ensino Bom Jesus

O Sistema de Ensino Bom Jesus oferece assessoria pedagógica, material didático e apoio curricular ao ESA numa parceria que perdura quatorze anos. Desde sua implantação tem elevado a qualidade do ensino básico desta instituição em todos os segmentos, inclusive sendo notável o resultado também no Projeto de Apoio Sócio Educativo (PASE) que acontece nos contraturnos. Isto ganha proporções maiores ao levar-se em conta que tal parceria se faz por meio de acompanhamento, assessoria, formação e material, que são doados pelo sistema Bom Jesus, que também é mantido pelos frades franciscanos.

Em sua missão de “promover a formação do ser humano e a construção de sua cidadania de acordo com os princípios cristãos, sob inspiração de Francisco de Assis, produzindo, sistematizando e socializando o saber científico, tecnológico e filosófico”, o sistema vem ao encontro da missão institucional do ESA, favorecendo assim o melhor desempenho desta junto às crianças, adolescentes e famílias aqui atendidas.

Uma vez que os maiores beneficiados desta parceria são os próprios educandos, o que exige constante aprimoramento e inovação, a cada ano o Educandário recebe visita e inspeção de um representante do Sistema de Ensino. Em 2019 Solange Inês Bencke Dorocinski, de Curitiba-PR – que atua como coordenadora do setor de convênios fazendo assessoramento pedagógico às escolas conveniadas de Educação Infantil ao Ensino Médio – realizou este acompanhamento pedagógico em nossa escola. Durante três dias (de 22 a 24 de maio) a coordenadora esteve presente junto às turmas, assistiu aulas dos educadores, acompanhou a rotina da instituição e observou cadernos de educandos, agendas, planos de aula dos educadores, organização da gestão e coordenação de cada seguimento da educação básica. Ao final da visita fez seus apontamentos às instâncias competentes constituídas por membros da equipe gestora, onde propôs ideias, apontou melhorias a serem alcançadas e enalteceu as conquistas já obtidas nos últimos anos.

Tendo por base uma formação humanizada, que reconhece a dignidade de cada indivíduo em particular, “as diretrizes da proposta pedagógica do Bom Jesus consideram como missão da Instituição promover a formação do ser humano e a construção da cidadania de acordo com os princípios franciscanos e estão pautadas na concepção filosófica, teológica e educacional do indivíduo como ser social” (ver mais em: https://bomjesus.br/sobre/proposta-pedagogica.vm). Com isto “busca constantemente desenvolver um trabalho pautado em valores humanos e voltado para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Para isso, coloca em prática diversas iniciativas em que os alunos entram em contato com os valores humanos e podem perceber como a prática deles pode fazer bem ao próximo e à sociedade como um todo” (ver mais em: https://bomjesus.br/diferenciais/virtudes-atitudes.vm).

Gratos a Deus pela parceria com o Sistema de Ensino Bom Jesus, o ESA prioriza a adequada formação dos cidadãos abrindo-se às novidades metodológicas e pedagógicas desenvolvidas pelo mesmo sistema. Isto porque nosso intuito é formar homens e mulheres conscientes de seu papel na sociedade, capazes de assumirem a função de agentes transformadores por meio das ações de empoderamento individual, familiar e social.

Paz e Bem,

Frei Everton Leandro Piôtto, OFM
Representante dos frades para as Obras sociais




 

Outras Postagens

3 thoughts on “Educandário Santo Antônio de Bebedouro/SP recebe assessoria do Sistema de Ensino Bom Jesus

  1. Excellent pieces. Keep writing such kind of info on your site.
    Im really impressed by your site.
    Hey there, You’ve performed an incredible job. I will certainly
    digg it and in my view suggest to my friends. I am sure they will be
    benefited from this website.

Deixe uma resposta

Início