Educandário Santo Antônio de Bebedouro/SP recebe assessoria do Sistema de Ensino Bom Jesus

O Sistema de Ensino Bom Jesus oferece assessoria pedagógica, material didático e apoio curricular ao ESA numa parceria que perdura quatorze anos. Desde sua implantação tem elevado a qualidade do ensino básico desta instituição em todos os segmentos, inclusive sendo notável o resultado também no Projeto de Apoio Sócio Educativo (PASE) que acontece nos contraturnos. Isto ganha proporções maiores ao levar-se em conta que tal parceria se faz por meio de acompanhamento, assessoria, formação e material, que são doados pelo sistema Bom Jesus, que também é mantido pelos frades franciscanos.

Em sua missão de “promover a formação do ser humano e a construção de sua cidadania de acordo com os princípios cristãos, sob inspiração de Francisco de Assis, produzindo, sistematizando e socializando o saber científico, tecnológico e filosófico”, o sistema vem ao encontro da missão institucional do ESA, favorecendo assim o melhor desempenho desta junto às crianças, adolescentes e famílias aqui atendidas.

Uma vez que os maiores beneficiados desta parceria são os próprios educandos, o que exige constante aprimoramento e inovação, a cada ano o Educandário recebe visita e inspeção de um representante do Sistema de Ensino. Em 2019 Solange Inês Bencke Dorocinski, de Curitiba-PR – que atua como coordenadora do setor de convênios fazendo assessoramento pedagógico às escolas conveniadas de Educação Infantil ao Ensino Médio – realizou este acompanhamento pedagógico em nossa escola. Durante três dias (de 22 a 24 de maio) a coordenadora esteve presente junto às turmas, assistiu aulas dos educadores, acompanhou a rotina da instituição e observou cadernos de educandos, agendas, planos de aula dos educadores, organização da gestão e coordenação de cada seguimento da educação básica. Ao final da visita fez seus apontamentos às instâncias competentes constituídas por membros da equipe gestora, onde propôs ideias, apontou melhorias a serem alcançadas e enalteceu as conquistas já obtidas nos últimos anos.

Tendo por base uma formação humanizada, que reconhece a dignidade de cada indivíduo em particular, “as diretrizes da proposta pedagógica do Bom Jesus consideram como missão da Instituição promover a formação do ser humano e a construção da cidadania de acordo com os princípios franciscanos e estão pautadas na concepção filosófica, teológica e educacional do indivíduo como ser social” (ver mais em: https://bomjesus.br/sobre/proposta-pedagogica.vm). Com isto “busca constantemente desenvolver um trabalho pautado em valores humanos e voltado para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Para isso, coloca em prática diversas iniciativas em que os alunos entram em contato com os valores humanos e podem perceber como a prática deles pode fazer bem ao próximo e à sociedade como um todo” (ver mais em: https://bomjesus.br/diferenciais/virtudes-atitudes.vm).

Gratos a Deus pela parceria com o Sistema de Ensino Bom Jesus, o ESA prioriza a adequada formação dos cidadãos abrindo-se às novidades metodológicas e pedagógicas desenvolvidas pelo mesmo sistema. Isto porque nosso intuito é formar homens e mulheres conscientes de seu papel na sociedade, capazes de assumirem a função de agentes transformadores por meio das ações de empoderamento individual, familiar e social.

Paz e Bem,

Frei Everton Leandro Piôtto, OFM
Representante dos frades para as Obras sociais




 

Outras Postagens

Deixe uma resposta

Início