Papa: “Sem o Espírito, a Igreja é uma organização, a missão é propaganda, a comunhão é um esforço”

“Há sempre a tentação de construir «ninhos»: reunir-se à volta do próprio grupo, das próprias preferências, o semelhante com o semelhante, alérgicos a toda a contaminação. Do ninho à seita, o passo é curto: quantas vezes se define a própria identidade contra alguém ou contra alguma coisa! Pelo contrário, o Espírito Santo junta os distantes, une os afastados, reconduz os dispersos”


Cidade do Vaticano – Na Solenidade de Pentecostes, o Papa Francisco presidiu a Celebração Eucarística na Praça São Pedro, na presença de milhares de peregrinos. Confira sua homilia na íntegra;

“O Pentecostes chegou, para os discípulos, depois de cinquenta dias incertos. Por um lado, Jesus ressuscitara: cheios de alegria, tinham-No visto, escutado e até comido com Ele. Por outro, ainda não superaram dúvidas e temores: estavam com as portas fechadas (cf. Jo 20, 19.26), com perspetivas reduzidas, incapazes de anunciar o Vivente. Depois, chega o Espírito Santo e as preocupações desaparecem: agora os Apóstolos não têm medo nem sequer à vista de quem os prende; antes, preocupados por salvar a sua vida, agora já não têm medo de morrer; antes, fechados no Cenáculo, agora levam o anúncio a todas as nações.

Até à Ascensão de Jesus, aguardavam um Reino de Deus para eles (cf. At 1, 6), agora estão ansiosos por alcançar fronteiras desconhecidas. Antes, quase nunca falaram em público e muitas vezes, quando o fizeram, criaram problemas como Pedro que renegou Jesus; agora falam corajosamente a todos. Em resumo, a história dos discípulos, que parecia ter chegado ao fim, é renovada pela juventude do Espírito: aqueles jovens, que dominados pela incerteza se sentiam no fim, foram transformados por uma alegria que os fez renascer.

Foi o Espírito Santo que fez isto. O Espírito não é, como poderia parecer, uma coisa abstrata; é a Pessoa mais concreta, mais próxima, aquela que muda a nossa vida. E como faz? Vejamos os Apóstolos. O Espírito não lhes tornou as coisas mais fáceis, não fez milagres espetaculares, não eliminou problemas nem opositores. Mas o Espírito trouxe para a vida dos discípulos uma harmonia que faltava: a Sua, porque Ele é harmonia.

Harmonia dentro do homem. Era dentro, no coração, que os discípulos precisavam de ser mudados. A sua história diz-nos que a própria visão do Ressuscitado não basta; é preciso acolhê-Lo no coração. De nada aproveita saber que o Ressuscitado está vivo, se não se vive como ressuscitados. E é o Espírito que faz viver e ressurgir Jesus em nós, que nos ressuscita dentro. Por isso Jesus, ao encontrar os Seus, repete: «A paz esteja convosco» (Jo 20, 19.21) e dá o Espírito. A paz não consiste em resolver os problemas a partir de fora – Deus não tira aos Seus tribulações e perseguições –, mas em receber o Espírito Santo.

Nisto consiste a paz, aquela paz dada aos Apóstolos, aquela paz que não livra dos problemas, mas, nos problemas, é oferecida a cada um de nós. É uma paz que torna o coração semelhante ao mar profundo: permanece tranquilo, mesmo quando as ondas estão revoltas à superfície. É uma harmonia tão profunda que pode até transformar as perseguições em bem-aventurança. Mas, em vez disso, quantas vezes permanecemos à superfície!

Em vez de procurar o Espírito, tentamos flutuar, pensando que tudo ficará bem se certo problema passar, se não virmos mais tal pessoa, se melhorar aquela situação. Mas isto é permanecer à superfície: superado um problema, chegará outro; e a ansiedade voltará. Não é afastando-nos de quem pensa diferente de nós que ficaremos tranquilos, não é resolvendo o problema presente que estaremos em paz. O ponto de mudança é a paz de Jesus, é a harmonia do Espírito.

Com a pressa que o nosso tempo nos impõe, parece que a harmonia esteja posta de lado: reclamados por uma infinidade de coisas, arriscamo-nos a explodir, solicitados por um nervosismo contínuo que nos faz reagir mal a tudo. E procura-se a solução rápida: uma pastilha atrás doutra para continuar, uma emoção atrás doutra para se sentir vivo, quando na verdade aquilo de que precisamos é sobretudo o Espírito.

É Ele que coloca ordem neste frenesi. É paz na ansiedade, confiança no desânimo, alegria na tristeza, juventude na velhice, coragem na prova. É Ele que, no meio das correntes tempestuosas da vida, mantém firme a âncora da esperança. Como nos diz hoje São Paulo, é o Espírito que nos impede de recair no medo, fazendo-nos sentir filhos amados (cf. Rm 8, 15). É o Consolador, que nos transmite a ternura de Deus. Sem o Espírito, a vida cristã desfia-se, privada do amor que tudo une.

Sem o Espírito, Jesus permanece um personagem do passado; com o Espírito, é pessoa viva hoje. Sem o Espírito, a Escritura é letra morta; com o Espírito, é Palavra de vida. Um cristianismo sem o Espírito é um moralismo sem alegria; com o Espírito, é vida.

O Espírito Santo produz harmonia não só dentro, mas também fora, entre os homens. Faz-nos Igreja, compõe partes distintas num único edifício harmónico. Explica-o bem São Paulo que, ao falar da Igreja, repete muitas vezes a palavra «diferente»: «diferentes carismas, diferentesatividades, diferentes ministérios» (cf. 1 Cor 12, 4-6). Somos diferentes, na variedade das qualidades e dos dons. O Espírito distribui-os com criatividade, sem rebaixar nem nivelar. E, a partir desta diversidade, constrói a unidade. Assim procede desde a criação, porque é especialista em transformar o caos em cosmo, em criar harmonia. É especialista em criar as diversidades, as riquezas; cada um a sua, diferente. Ele é o criador desta diversidade e, ao mesmo tempo, é aquele que harmoniza, que dá a harmonia e dá a diversidade. Somente Ele pode fazer estas duas coisas.

Hoje, no mundo, as desarmonias tornaram-se verdadeiras divisões: há quem tenha demais e há quem não tem nada, há quem procure viver cem anos e quem não pode vir à luz. Na era dos computadores, permanece-se à distância: mais “social”, mas menos sociais. Precisamos do Espírito de unidade, que nos regenere como Igreja, como Povo de Deus e como humanidade inteira. Há sempre a tentação de construir «ninhos»: reunir-se à volta do próprio grupo, das próprias preferências, o semelhante com o semelhante, alérgicos a toda a contaminação.

E do ninho à seita, o passo é curto, também dentro da Igreja. Quantas vezes se define a própria identidade contra alguém ou contra alguma coisa! Pelo contrário, o Espírito Santo junta os distantes, une os afastados, reconduz os dispersos. Funde tonalidades diferentes numa única harmonia, porque em primeiro lugar vê o bem, vê o homem antes dos seus erros, as pessoas antes das suas ações. O Espírito molda a Igreja, molda o mundo como espaços de filhos e de irmãos. Filhos e irmãos: substantivos que vêm antes de qualquer adjetivo.

Está na moda adjetivar, se não mesmo, infelizmente, insultar.  Podemos dizer que vivemos uma cultura do adjetivo que esquece o substantitvo das coisas; e também em uma cultura do insulto, que é a primeira resposta a uma opinião com a qual eu não compartilho. Depois damo-nos conta de que faz mal a quem é insultado, mas também a quem insulta. Retribuindo o mal com mal, passando de vítimas a verdugos, não se vive bem. Pelo contrário, quem vive segundo o Espírito leva paz onde há discórdia, concórdia onde há conflito. Os homens espirituais retribuem o mal com bem, respondem à arrogância com a mansidão, à maldade com a bondade, à barafunda com o silêncio, às maledicências com a oração, ao derrotismo com o sorriso.

Para ser espirituais, para saborear a harmonia do Espírito, é preciso colocar a sua visão à frente da nossa. Então as coisas mudam: com o Espírito, a Igreja é o Povo santo de Deus, a missão é o contágio da alegria, não o proselitismo, os outros são irmãos e irmãs amados pelo mesmo Pai. Mas, sem o Espírito, a Igreja é uma organização, a missão é propaganda, a comunhão é um esforço.  E tantas Igrejas fazem ações programáticas neste sentido de planos pastorais, de discussões sobre todas as coisas. Parace ser aquele o caminho a nos unir, mas este não é o caminho do Espírito, é o caminho da divisão. A primeira e a derradeira necessidade da Igreja é o Espírito (cf. São Paulo VI, Catequese na Audiência Geral de 29/XI/1972). Ele «vem aonde é amado, aonde é convidado, aonde é esperado» (São Boaventura, Sermão para o IV Domingo depois da Páscoa).

Irmãos e irmãs, rezemos-Lhe diariamente. Espírito Santo, harmonia de Deus! Vós que transformais o medo em confiança e o fechamento em dom, vinde a nós. Dai-nos a alegria da ressurreição, a perene juventude do coração. Espírito Santo, nossa harmonia! Vós que fazeis de nós um só corpo, infundi a vossa paz na Igreja e no mundo. Espírito santo, tornai-nos artesãos de concórdia, semeadores de bem, apóstolos de esperança.

Fonte: vaticannews.va




 

Outras Postagens

67 thoughts on “Papa: “Sem o Espírito, a Igreja é uma organização, a missão é propaganda, a comunhão é um esforço”

  1. After going over a few of the blog posts on your web page, I seriously
    like your technique of blogging. I book-marked it to my bookmark website list
    and will be checking back soon. Take a look at my website as well and tell me your opinion.

  2. Greate article. Keep posting such kind of info on your page.
    Im really impressed by your blog.
    Hi there, You’ve done a great job. I’ll definitely digg it and individually suggest to my friends.
    I am sure they will be benefited from this web
    site.

  3. Just want to say your article is as astonishing. The clarity
    for your submit is simply nice and i can suppose you’re a professional in this
    subject. Well along with your permission let me to take
    hold of your feed to stay updated with coming near near
    post. Thanks one million and please keep up the rewarding work.

  4. Hi! Quick question that’s completely off topic.
    Do you know how to make your site mobile friendly? My weblog looks weird
    when browsing from my apple iphone. I’m trying to find a theme or plugin that might be able to correct this issue.
    If you have any suggestions, please share. Many thanks!

  5. Hi, I do think this is a great blog. I stumbledupon it 😉 I’m going to
    come back once again since i have book-marked it.

    Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help
    others.

  6. Hello! I could have sworn I’ve been to your blog before but after browsing through
    some of the posts I realized it’s new to me.
    Anyhow, I’m certainly delighted I found it and
    I’ll be book-marking it and checking back regularly!

  7. hey there and thank you for your info – I have certainly picked up anything new from right here.
    I did however expertise several technical issues using this web site, since I experienced to reload the web site lots
    of times previous to I could get it to load properly.
    I had been wondering if your web hosting is OK?
    Not that I am complaining, but sluggish loading instances times will often affect your placement
    in google and could damage your high-quality score if
    ads and marketing with Adwords. Anyway I am adding this RSS to my
    e-mail and can look out for a lot more of your respective
    interesting content. Ensure that you update this again soon.

  8. Have you ever considered about including a little bit more than just
    your articles? I mean, what you say is important and all.

    However imagine if you added some great photos or video clips
    to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with pics and video clips, this website could certainly
    be one of the greatest in its field. Amazing blog!

  9. Great blog here! Also your website loads up
    fast! What web host are you using? Can I get your affiliate link to your host?

    I wish my site loaded up as fast as yours lol

  10. Hi! I could have sworn I’ve been to this site before but after browsing through some of the post I realized it’s new to me.
    Anyhow, I’m definitely happy I found it and I’ll be
    book-marking and checking back frequently!

  11. I was wondering if you ever thought of changing the page layout
    of your blog? Its very well written; I love what youve got to say.

    But maybe you could a little more in the way of content so people could
    connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having 1
    or 2 images. Maybe you could space it out better?

  12. Reparar su lavavajilla Bosch en Palamos es fácil siempre que su reparación sea realizada por técnicos certificados. Nuestra personal cualificado en la marca Bosch, conseguirá arreglar su lavavajilla el mismo día de su llamada al y siempre con repuestos originales de la marca Bosch. Mas de 18 años de experiencia nos avalan como una de las mejores empresas de servicio tecnico y asistencia tecnica de lavadoras Bosch en Palamos aunque no somos el servicio tecnico oficial de la marca Bosch. No lo dude, si su frigorifico Bosch no enfria hace mucho hielo, si hace mucho ruido, no cierra bien, llamenos al un técnico se desplazará el mismo día de su llamada a su domicilio a realizar su servicio técnico.

  13. I’m amazed, I must say. Rarely do I come across a blog that’s equally educative and amusing, and without a
    doubt, you’ve hit the nail on the head. The problem is an issue that not enough folks are speaking intelligently about.
    I’m very happy I stumbled across this in my hunt for something concerning this.

  14. Hiya very cool web site!! Guy .. Beautiful .. Wonderful ..
    I’ll bookmark your site and take the feeds also?
    I’m satisfied to seek out numerous helpful information right here
    within the put up, we’d like work out more strategies in this regard, thank you for sharing.
    . . . . .

  15. Thanks , I’ve just been searching for info about this subject
    for ages and yours is the best I have discovered till now. But,
    what in regards to the bottom line? Are you sure concerning the supply?

  16. Today, I went to the beach front with my kids.

    I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed.
    There was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is completely off topic but I had to tell someone!

  17. Having read this I believed it was very
    informative. I appreciate you spending some time and effort
    to put this information together. I once again find myself personally spending a lot of time both reading and leaving comments.

    But so what, it was still worthwhile!

  18. Reparaciones Servicio Técnico en Toda La costa Del Sol dedicada a la Reparación de Electrodomésticos y mantenimiento e instalación de aires acondicionados, calderas, termos eléctricos, calentadores, frigoríficos, hornos, lavavajillas, lavadoras, secadoras, vitrocerámica, campanas y muchos otros Electrodomésticos, contáctenos y tendrá una muy buena solución a su problema.

  19. Thanks for your marvelous posting! I actually enjoyed reading
    it, you may be a great author. I will be sure to bookmark your blog and definitely will come back someday.
    I want to encourage you continue your great work, have a nice
    morning!

  20. Wonderful work! This is the kind of info that are supposed to
    be shared across the net. Shame on the seek engines for now not positioning this
    publish higher! Come on over and consult with my site .
    Thank you =)

  21. Pretty nice post. I simply stumbled upon your weblog and wanted to mention that I have truly enjoyed surfing around your blog posts.
    In any case I will be subscribing on your feed and I’m hoping
    you write once more very soon!

  22. Me temo que el tema del ruido poco va a poder solucionarse, a no ser que el técnico baje las revoluciones del ventilador con la consiguiente pérdida de caudal. Para aclarar más la situación necesitaría saber más detalles de la instalación, como el modelo, cómo regula la temperatura, si por agua por termostato y los componentes de la instalación. En primer lugar al equilibrado del circuito , has de cerrar mas los detentores de los radiadores más cercanos a la caldera y abrir los más lejanos.

  23. Este epígrafe comprende la producción de retratos fotográficos, la producción de fotografías comerciales, los servicios de fotografía técnica, los servicios de revelado, impresión y ampliación de fotografías, así como los servicios combinados de vídeo y fotografía. Epígrafe 982.4.- Otras atracciones, comercio al por menor y servicios de restauración propios de ferias y verbenas, fuera de establecimiento permanente. Servicio técnico de calderas de todas las marcas y modelos, trabaja en toda la comunidad de Madrid.

  24. En cualquier caso si el problema persiste bien sigue saliendo agua por el tornillo del cacillo, te recomendamos que lo lleves al punto de atención técnica más cercano, en el link que te adjuntamos a continuación puedes ver los puntos que te son más cercanos a tu domicilio. Como era de suponer, en atención al cliente me remiten a la tienda donde la he comprado (en este caso amazon) y en amazon ahora aparece sin stock y plazo de entrega de 2 a 5 semanas :'( Todavia me vuelvo a nespresso ! Hola, Constan, tomamos nota de tu comentario, que ahora mismo pasamos al departamento correspondiente de las oficinas centrales de minimoka.

  25. Simply want to say your article is as amazing. The clearness
    in your post is just nice and i can assume you are an expert on this
    subject. Well with your permission let me to grab your RSS feed
    to keep updated with forthcoming post. Thanks a million and please continue the gratifying work.

  26. Epígrafe 3 3.1.- Equipo, componentes, accesorios y piezas de repuesto de motores para vehículos automóviles (excepto equipo eléctrico). Epígrafe 3 3.2.- Equipo, componentes, accesorios y piezas de repuesto de carrocerías para vehículos automóviles. Epígrafe 3 3.9.- Otro equipo, componentes, accesorios y piezas de repuesto para vehículos automóviles (excepto equipo eléctrico). Epígrafe 3. .- Balanzas de precisión y otros instrumentos y aparatos de medida dimensional de precisión.

  27. This is very interesting, You are a very skilled blogger.
    I have joined your rss feed and look forward to seeking more of
    your excellent post. Also, I have shared your
    site in my social networks!

  28. Atención en Puerto del Rosario – Corralejo – Las Salinas – Pájara – La Antigua – El Cotillo – Costa Calma – Morrojable – Tuineje – La Pared… se cubre toda la isla de Fuerteventura. Además destacamos sobre el resto, ya que cobramos un precio bajo y fijo por la revisión y el diagnóstico de la avería de su Frigorífico Fagor. Nuestro técnico le explicará los motivos por los cuales su frigorífico se ha estropeado, y tras realizar la reparación del frigorífico le dará los consejos precisos para que realice los cuidados precisos para alargar la vida útil del frigorífico.

  29. Se ha puesto a disposición del público interesado un teléfono de información general de la exposición: 92 99 73. Esta atención telefónica estará funcionando de lunes a domingo de 9:00 a 21:00 horas. Esta serie que Sorolla empezó a esbozar en 11 quedó concluida en 19 y su ejecución llevó al artista a viajar por toda España pintando y tomando apuntes durante los ocho años que duró la creación del trabajo. El resultado es una de las muestras de mejor colorido de Sorolla, presente tanto en las combinaciones de los trajes como en las bandas del paisaje que sirve como fondo. Para su” Castilla, el pintor tomó los modelos al natural pero terminó la composición en su estudio de Madrid.

  30. Reparamos cualquier avería en su aparato Fagor en Madrid, aunque no seamos el servicio oficial de la marca, adaptandonos a su situación y dando un trabajo rápido y eficiente en las averías sus aparatos asegurando un óptimo resultado. Este grupo, fundado en 19 7, es uno de los principales fabricantes de electrodomésticos de línea blanca y pequeños aparatos electrodomésticos y cuenta con aproximadamente 45.000 empleados.

  31. Servicio Técnico Vitrocerámicas y Cocinas 24 Horas permanente, en todo el territorio provincial a Cualquier hora, 3 5 días. Ecotecnic, servicio técnico especializado en la reparación de aparatos de aire acondicionado, frigoríficos, congeladores, calderas, termos, lavadoras, secadoras, lavavajillas, hornos y vitrocerámicas, pone a su disposición el mejor equipo de profesionales de Barcelona, que tras recibir su aviso, acudirán en menos de 24 horas a su domicilio con las mejores garantías para la reparación de su electrodoméstico siemens.

  32. Epígrafe 51. .- Comercio al por menor de calzado, artículos de piel e imitación productos sustitutivos, cinturones, carteras, bolsos, maletas y artículos de viaje en general. Epígrafe 52.2.- Comercio al por menor de productos de droguería, perfumería y cosmética, limpieza, pinturas, barnices, disolventes, papeles y otros productos para la decoración y de productos químicos. Epígrafe 52.3.- Comercio al por menor de productos de perfumería y cosmética, y de artículos para la higiene y el aseo personal.

  33. Mi confusion viene por que si Liebherr tiene muy buen servicio tecnico en España, como es que despues con Haier, es tan dudoso el servicio. Te informo que a través de mi empresa, he atendido el Servicio Posventa de HAIER en toda España desde el 1.999 hasta el 2.008. He estado en sus fabricas en el año 2.003, y entonces ya vi que se convertirían el el numero 1 del mundo, como así ha sido.

  34. Asking questions are truly good thing if you are not understanding something
    completely, however this paragraph offers nice understanding even.

  35. Y ahora, para más inri, te encuentras con una avería consistente en que no calienta el calefactor, Y sale el Servicio Oficial del Fabricante y te dice que para ir a tu casa a reparar el aparato, como han pasado ya los primeros meses de uso, debes pagar el desplazamiento. Todas las reparaciones de lavadoras están garantizadas por escrito y tienen tres meses de garantía.

  36. Lo única solución de parte de la tienda era llevarlo al servicio de reparación de VAIO que una vez me lo trajeron el problema aún persistia. Peró por el servicio telefónico no tengo ninguna queja porque se me están llevando muy bien y con mucho interés para solucionar el problema. Devuelven las máquinas rayadas y manchadas, aunque tu hagas hincapié en su cuidado.

  37. Nuestra empresa ofrece las mejores garantías en la reparación y el servicio técnico de todo tipo de electrodomésticos de la marca AEG. Llamenos al y un técnico se desplazará el mismo día de su llamada a su domicilio a realizar su reparación, siempre con repuestos originales de la marca AEG. No lo dude, sea cual sea su averia nuestro Servicio tecnico AEG se encargara de solucionarla en un tiempo record, el mismo dia de su llamada al .

  38. Nuestros técnicos además de realizar su servicio técnico en Valencia, le aconsejarán y le enseñaran trucos para evitar que su avería vuelva a producirse y para evitar posibles nuevas averías. Después de nuestra larga experiencia en el sector de la reparación y servicio técnico de electrodomésticos en Valencia, conocemos perfectamente los hábitos que favorecen la aparición de averías en sus electrodomésticos. La reparación de electrodomésticos en Madrid se realizará en el domicilio del solicitante del servicio, realizando previamente un presupuesto de la reparación.

  39. La característica de estas máquinas es que ofrecen un producto de alta calidad y precisión. Los tornos Toolroom CNC de la serie TL de Haas ofrecen un acceso asequible a la tecnología CNC y una transición sencilla del mecanizado manual al CNC. Ofrece un acabado superficial impecable, que los hace indicados para dar forma final a las piezas fabricadas.

  40. MCM INGENIERÍA Y MECANIZADOS AERONÁUTICOS, S.L., con una sólida experiencia en el ámbito de Mecanizados para el sector de la industria aeroespacial ha establecido como objetivo estratégico dar un servicio de gran calidad a nuestros clientes, mejorando en el medio ambiente, adaptándonos a sus necesidades.

Deixe uma resposta

Início