Papa Francisco a Núncios: “Defendam a Igreja e não se juntem a blogs e grupos hostis ao Papa”

O Pontífice encontrou os Núncios no Vaticano e, em discurso escrito para a ocasião, compartilhou preceitos simples para a missão pontifícia. No decálogo, dirigido também a bispos e sacerdotes de todo o mundo, a importância do Representante Pontifício como homem de Deus, de Igreja, de zelo apostólico e de reconciliação, de homem do Papa, de iniciativa, de obediência, de oração, caridade e humildade


Cidade do Vaticano – Na manhã desta quinta-feira (13) e pela terceira vez no Vaticano, o Papa Francisco recebeu em audiência mais de 100 Representantes Pontifícios, dois quais 98 Núncios Apostólicos. O encontro faz parte de uma reunião, convocada pelo próprio Pontífice, que termina no sábado (15) e contempla momentos de espiritualidade e sessões de trabalho sobre atualidade eclesial, de colaboração internacional e diálogo inter-religioso.

O Papa dirigiu algumas palavras em caráter privado e entregou o discurso escrito para a ocasião, que começava com um convite: analisar a vida da Igreja com “olhos de pastores” e refletir sobre a “missão delicada e importante” dos Representantes Pontifícios. Para isso, Francisco compartilhou alguns preceitos “simples e elementares” através de um “decálogo”, dirigido também aos colaboradores, para fazer o serviço com “o mesmo entusiasmo do primeiro mandato”. Nas orientações, escreveu o Papa, dirigidas também a bispos e sacerdotes de todo o mundo, a importância do Representante Pontifício como homem de Deus, de Igreja, de zelo apostólico e de reconciliação, de homem do Papa, de iniciativa, de obediência, de oração, caridade e humildade.

1 – O Núncio é homem de Deus

Francisco descreveu o “homem de Deus” como aquele que segue “Deus em tudo e para tudo”, vivendo “pelas coisas de Deus e não por aquelas do mundo. Para não “sair dos trilhos e prejudicar a Igreja”, o Núncio precisa saber caminhar com humildade, praticar a justiça e manter o coração aberto aos menos favorecidos da sociedade.

“O homem de Deus não ludibria e nem engana o seu próximo; não cede a fofocas e boatos; conserva a mente e o coração puros, preservando olhos e ouvidos da sujeira do mundo. Não se deixa enganar pelos valores mundanos, mas olha para a Palavra de Deus para julgar o que for apropriado e bom. O homem de Deus procura seriamente ser ‘santo e irrepreensível diante dele’ (Ef 1,4).”

2 – O Núncio é homem de Igreja

O Papa recordou que o Núncio representa o Sucessor de Pedro e “o rosto, os ensinamentos e as posições da Igreja”. Para tanto, Francisco fez menção à tentação do servo mau ao falar de Núncios que “tratam mal os seus colaboradores” e têm outras posturas:

“É feio ver um Núncio em busca de luxo, roupas e objetos ‘de marca’ entre pessoas que não tem o necessário. É um contratestemunho. A maior honra para um homem de Igreja é aquela de ser ‘servo de todos’. […] Ser homem de Igreja quer dizer defender corajosamente a Igreja diante das forças do mal que sempre tentam desacreditá-la, difamá-la ou caluniá-la.”

3 – O Núncio é homem de zelo apostólico

Francisco afirmou que o zelo apostólico é aquela força que “nos protege do câncer da desilusão” e da tentação de cair na “timidez e na indiferença dos cálculos políticos e diplomáticos, ou mesmo no ‘politicamente correto’”. O Pontífice, então, citou a “grande figura de São Maximiliano Maria Kolbe”, quando escreveu sobre a propagação do “indiferentismo”, segundo o Papa, “uma doença quase epidêmica que vai se espalhando de várias formas, não só na generalidade dos fiéis, mas também entre os membros dos institutos religiosos”.

4 – O Núncio é homem de reconciliação

É importante que o Núncio, sendo um homem comunicação, seja também da “mediação, da comunhão, do diálogo e da reconciliação”, acrescentou Francisco, procurando ainda ser “imparcial e objetivo”.

“Se um Núncio se fechasse na Nunciatura e evitasse de encontrar as pessoas, trairia a sua missão e, ao invés de ser fator de comunhão e de reconciliação, se tornaria obstáculo e impedimento. Vocês não devem jamais esquecer que representam o rosto da catolicidade e a universalidade da Igreja nas igrejas locais espalhadas em todo o mundo e nos governos.”

5 – O Núncio é homem do Papa

Francisco lembrou que o Núncio não representa si próprio, mas o Sucessor de Pedro e, assim, “concretiza, atua e simboliza a presença do Papa entre os fiéis e as populações. É bonito que, em diversos países”, disse o Pontífice, “a Nunciatura é chamada ‘a Casa do Papa’”.

Um bom Núncio precisa ter uma vida de nômade, isto é, “viver sempre com a mala pronta” para ser enviado do Papa e da Igreja, inclusive nas comunidades onde o Pontífice não consegue chegar. E Francisco enfatizou:

“É, portanto, incompatível o ser Representante Pontifício com o criticar o Papa por trás, ter blogs ou até mesmo se unir a grupos hostis a Ele, à Cúria e à Igreja de Roma.”

6 – O Núncio é homem de iniciativa

O homem de iniciativa é uma pessoa que segue as capacidades de Jesus e o modelo dos Apóstolos, “é um mestre que sabe ensinar aos outros como se aproximar da realidade” para não ser pego de surpresa pelas tempestades da vida.

Além disso, disse o Papa, o Núncio precisa “adotar uma conduta adequada às exigências do momento, sem jamais cair nem na rigidez mental, espiritual e humana, nem na flexibilidade hipócrita e camaleônica. Não se trata de ser oportunistas, mas de saber como passar do conceito à implementação, tendo em mente o bem comum e a lealdade ao mandato”.

7 – O Núncio é homem de obediência

“A virtude da obediência é inseparável da liberdade”, disse Francisco, e “a obediência a Deus não se separa da obediência à Igreja e aos Superiores”. O Núncio deve seguir o estilo de vida de Jesus de Nazaré e, parafraseando tanto São Maximiliano Maria Kolbe como Santo Agostinho, o Papa alertou:

“Um Núncio que não vive a virtude da obediência – mesmo quando é difícil e contrário à própria visão pessoal – é como um viajante que perde a bússola, arriscando, assim, de falhar com o objetivo. Recordemos sempre o ditado ‘Medice, cura te ipsum’. É contratestemunho chamar os outros à obediência e desobedecer.”

8 – O Núncio é homem de oração

A relação com o Senhor, a familiaridade com Jesus Cristo, deve ser alimento diário de um Representante Pontifício, lembrou o Pontífice:

“A primeira tarefa de cada bispo, então, é aquela de se dedicar à oração e ao ministério da palavra. […] Sem a oração nos tornamos simples funcionários, sempre descontentes e frustrados. A vida de oração é aquela luz que ilumina todo o resto e toda a obra do Núncio e da sua missão”.

9 – O Núncio é homem de caridade ativa

O Papa Francisco enalteceu a importância do encontro com Jesus através da necessidade de “tocar com as mãos a carne de Cristo”, os pobres, as pessoas mais frágeis, a inteira família humana. Não basta se limitar às atividades práticas e inerentes ao Representante Pontifício, mas fazer render a missão com obras de caridade para ser realmente um pai e um pastor.

O Pontífice, ao falar da caridade como gratuidade, tratou também do “perigo permanente das regalias”:

“A caridade ativa deve nos levar a sermos prudentes ao aceitar os presentes que são oferecidos para obscurecer a nossa objetividade e, em alguns casos, infelizmente comprar a nossa liberdade. Nenhum presente de qualquer valor deve nos escravizar! Recusem os presentes muito caros e, muitas vezes, inúteis, ou enviem à caridade. E recordem que receber um presente caro não justifica nunca o seu uso.”

10 – O Núncio é homem de humildade

O Papa conclui o discurso entregue aos Representantes Pontifícios, abordando o preceito do Núncio como homem de humildade, ao repropor a oração escrita por um Servo de Deus e ex-Secretário de Estado, o card. Rafael Merry del Val (1865-1930), que, em síntese, indica o caminho cristão da humildade e do amor.

Fonte: vaticannews.va




 

Outras Postagens

44 thoughts on “Papa Francisco a Núncios: “Defendam a Igreja e não se juntem a blogs e grupos hostis ao Papa”

  1. Does your site have a contact page? I’m having trouble
    locating it but, I’d like to send you an email. I’ve got some creative ideas
    for your blog you might be interested in hearing.

    Either way, great website and I look forward to seeing it grow over time.

  2. Oh my goodness! an incredible article dude. Thank you Nonetheless I’m experiencing situation with ur rss . Don’t know why Unable to subscribe to it. Is there anybody getting identical rss problem? Anybody who is aware of kindly respond. Thnkx

  3. I loved as much as you’ll receive carried out right here.

    The sketch is attractive, your authored subject matter stylish.
    nonetheless, you command get bought an edginess over that you wish
    be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again as exactly the
    same nearly very often inside case you shield this increase.

  4. Just want to say your article is as amazing. The clearness in your
    post is simply spectacular and i can assume you are an expert on this
    subject. Well with your permission allow me to grab your RSS feed to keep updated with
    forthcoming post. Thanks a million and please carry
    on the rewarding work.

  5. I think that is among the such a lot important information for
    me. And i’m happy studying your article. However wanna remark on some common things, The web site style is ideal, the articles is in reality excellent : D.
    Just right process, cheers

  6. The other day, while I was at work, my cousin stole my iPad and tested to
    see if it can survive a forty foot drop, just
    so she can be a youtube sensation. My iPad is now destroyed and she has
    83 views. I know this is completely off topic but I had to share it with someone!

  7. Hello there! This post couldn’t be written much better!
    Going through this article reminds me of my previous roommate!
    He constantly kept preaching about this. I’ll send this article to him.

    Pretty sure he will have a very good read. Thank you for sharing!

  8. You really make it seem so easy with your presentation but I find this matter
    to be really something that I think I would never understand.

    It seems too complicated and extremely broad for me.

    I’m looking forward for your next post, I’ll
    try to get the hang of it!

  9. When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and
    now each time a comment is added I get three emails with the same comment.
    Is there any way you can remove me from that service? Thank you!

  10. Thanks for finally writing about >Papa Francisco
    a Núncios: “Defendam a Igreja e não se juntem a blogs e grupos hostis ao Papa” – Custódia
    Franciscana do Sagrado Coração de Jesus <Loved it!

  11. Terrific article! That is the type of information that are supposed to be shared around the web.
    Disgrace on Google for no longer positioning this put up upper!
    Come on over and consult with my web site . Thanks =)

  12. Hello, i think that i saw you visited my site so i came to “return the favor”.I’m attempting to find things to enhance my site!I
    suppose its ok to use some of your ideas!!

  13. Hello this is somewhat of off topic but I was
    wanting to know if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML.
    I’m starting a blog soon but have no coding skills so I wanted to get advice from someone with experience.
    Any help would be greatly appreciated!

  14. With havin so much content and articles do you ever
    run into any problems of plagorism or copyright
    violation? My site has a lot of completely unique content I’ve either written myself or outsourced but it appears a lot of it is popping
    it up all over the web without my permission. Do you know any methods to help protect against content from being stolen? I’d genuinely appreciate it.

  15. Magnificent beat ! I wish to apprentice while you amend your site, how can i subscribe for a blog web
    site? The account aided me a acceptable deal.
    I had been tiny bit acquainted of this your broadcast
    provided bright clear idea

  16. Fantastic blog! Do you have any hints for aspiring writers?
    I’m planning to start my own blog soon but I’m a little lost on everything.
    Would you suggest starting with a free platform like WordPress or go for a paid option?
    There are so many options out there that I’m totally overwhelmed ..
    Any suggestions? Thanks a lot!

  17. Somos el servicio técnico ideal para la reparación de su lavadora Rommer, de su lavavajillas Rommer, de su frigorífico Rommer, de su cocina Rommer, de su horno Rommer, de su secadora Rommer, con la eficacia y la calidad de una empresa que lleva más de 30 años ofreciendo el mejor servicio técnico de reparación de electrodomésticos Rommer en la Comunidad de Madrid.

  18. Cuantas más páginas indexen los motores de búsqueda, mejor, ya que esto ofrece más oportunidades de que su sitio web se encuentre. Aunque no existe un límite definido en cuanto al número de enlaces que debería incluir en una página, es mejor limitar el número de enlaces a 200 por página. Realizamos la renovación del cableado eléctrico de su vivienda en Parla solo tiene que llamarnos al 424 9 77.

  19. Proporcionar servicios de asistencia jurídica, apoyo ypromoción, para la tutela de los derechos de los menores,así como para la readaptación social de personas que han llevado a cabo conductas ilícitas. Otorgar en concurso abierto al público en general y conbase en la capacidad académica del candidato, becas para cursar estudios en escuelas con reconocimiento validez oficial. M.General: .995.204; M.Centro: 1.292.733; M.Comunidad: 1.292.731; M.Extrarradio: .471.400; Tlf/Fax: .800.885.

  20. USATEL, S.A. es el servicio técnico oficial Liebherr en Madrid y se especializa en la reparación y venta de piezas de recambio Liebherr en la Comunidad de Madrid. Ubicada en Puerta de Toledo, USATEL, S.A. le ofrece un servicio técnico de calidad con personal cualificado con más de 10 años de experiencia en electrodomésticos Liebherr. Las piezas de recambio que nuestro servicio técnico Liebherr ofrece son recambios nuevos y originales con garantía de fábrica las cuales se encuentran disponibles en el momento de la reparación salvo puertas, bandejas y cajones que tendrán que ser bajo pedido.

  21. Servicio Técnico Frigoríficos 24 Horas permanente, en todo el territorio provincial a Cualquier hora, 3 5 días. Otra forma de defensa puede ser aportar información sobre como arreglar estos electrodomésticos sin tener que acudir a sus servicios técnicos y por ende pasar por caja, ya que con estas malas prácticas es lo que justamente pretenden. Pues muy sencillo, al llamar al servicio técnico me proponen enviar a mi casa un técnico para a coste de 50€ la visita mas luego el coste del arreglo

  22. Al iniciarse cada año, y después de conocer el calendario oficial de fiestas de cada Comunidad Autónoma, se confeccionará en cada Centro de Trabajo, de común acuerdo, un calendario oficial de fiestas, como asimismo, de fiestas convenidas, fijándose el total de tiempo a trabajar diariamente para obtener las horas anuales acordadas. Los días de exceso de jornada tendrán similar regulación a la de las vacaciones, con la excepción de que la solicitud se realizara del 1 al 20 de febrero de cada año.

  23. Reparamos vitroceramicas, y circuitos de potencia y de control de vitroceramicas de inducción para técnicos y empresas de toda España, nos mandan por agencia cajas con circuitos, ya que es una de las maneras de poder repararlas y poder volver a instalarlas en los clientes con un precio mas reducido, pudiendo realizar la reparación de una vitroceramica de inducción económicamente.

  24. Así mismo, contamos con un departamento encargado de realizar el control de calidad de nuestros productos. La gran experiencia de nuestra empresa en el mecanizado de todo tipo de piezas se aplica a la precisión demandada por los sectores más exigentes. Puedes crear la página web de tu empresa de forma gratuita en nuestra web hoy mismo.

  25. Mecanizados de Precision Oscar S.l está inscrita en el Registro Mercantil de Alava. Si necesita conocer el cif de MECANIZADOS DE PRECISION ONTIGOLA SL, regístrese en eInforma y obtenga este dato de manera gratuita. Casi todos los productos de metal usan mecanizado de precisión, al igual que muchos otros materiales como plástico y madera.

  26. Nuestra tecnología de mecanizados CNC da cabida tanto a prototipos de EPS sencillos, habituales en la industria, como a prototipado 3D de superficies complejas, ofreciendo así una alternativa real a la impresión 3D al sinterizado. Nuestro compromiso, ofrecer a nuestros clientes un trabajo de precisión, de gran calidad y unos precios competitivos.

Deixe uma resposta

Início