Moderadores convocam os Frades de Profissão Temporária para a XXVI Assembleia em Franca/SP

Reze por mim, para que Deus se digne revelar-me a lei e a fé que mais lhe agrada”
(Do Sultão a São Francisco – cf.: Jacques de Vitry)

Queridos confrades em tempo de Profissão Temporária da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, Paz e bem!

“Em plena Quinta Cruzada, em junho de 1219, Francisco, depois de várias tentativas fracassadas, sai com alguns irmãos em um barco de militares e comerciantes e chega ao porto de São João do Acre, no norte da Palestina (atual cidade israelense de Akka) com o objetivo de visitar o sultão do Egito. O encontro aconteceu, provavelmente, na trégua entre agosto e setembro, no porto de Damieta, no delta do Nilo, cerca de 200 km ao norte de Cairo, onde o sobrinho de Saladino, contra a opinião de seus dignitários, acolheu com grande cortesia os frades, oferecendo-lhes também presentes que foram recusados em respeito ao voto de pobreza. Esse episódio da vida de São Francisco é enfatizado por alguns como um dos mais extraordinários gestos de paz na história atormentada das relações entre o islã e o cristianismo. É exaltado como uma antecipação profética do diálogo inter-religioso “moderno” e como um “paradigma” da maneira correta na qual se deve situar a consciência cristã diante do Um do profeta Maomé.” (Reportagem retirada do site ihu.unisinos.br de 15 de janeiro pp).

É nesse espirito de encontro com o diferente que, nos propomos a realizar, de coração aberto e disponíveis a voz de Deus e ao clamor do povo que sofre, independentemente das suas especificidades, a XXVI Assembleia dos Frades De Profissão Temporária da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, a realizar-se nos dias 30 de junho a 05 de julho do corrente ano no Convento de Santa Maria dos Anjos, em Franca/SP.

Desejamos ser um momento oportuno de revisão de vida pessoal, cristã e de revermos atitudes e gestos próprios de nossa caminhada franciscana.

Desde já, agradecemos vossa disponibilidade em reservar este importante e tão precioso momento fraterno conosco, e, também, pedimos vossas orações por esse Encontro nosso.

Em Cristo, Francisco e Clara.

Frei Carlos Eduardo de Sousa e Frei Suelton Costa de Oliveira
Moderadores da XXVI Assembleia dos Frades de Profissão Temporária

Outras Postagens

Deixe uma resposta

Início