Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Celebramos nessa sexta-feira (28), de forma solene, o Sagrado Coração de Jesus, festa do amor e da misericórdia derramados abundante e indistintamente sobre todos. Mais do que uma celebração devocional como muitos ainda assim a entendem, é a festa do amor sem fim, fonte inesgotável e incomensurável do amor misericordioso de Deus. Dia também de oração para a santificação do clero, pois todo sacerdote é um “alter Christus” no mundo presente; portanto, ser pastor, segundo o Coração de Jesus.

Só se pode compreender bem esta festa se dela tomar parte, inebriando-se nesta fonte disposta para todos nós na imagem do Cristo, o Bom Pastor. Ele que foi capaz de fazer jorrar do alto da cruz o sangue e a água que nos inundaram e nos transformaram pelo banho batismal e pela força salutar da Eucaristia. Portanto, a liturgia deste dia respalda-se na imagem do Bom Pastor, pois só, verdadeiramente, oferecendo-se a si mesmo é capaz de nos fazer tomar consciência do seu amor sem fim pela humanidade, que transcende qualquer limitação que o homem pode criar. É um amor que gera e regenera a vida. Que faz renascer a esperança e a alegria no coração do cristão, levando-o à necessidade de testemunhá-las aos homens do nosso tempo com palavras e gestos.

Para nós, franciscanos da Custódia confiada ao Sagrado Coração de Jesus, hoje é o dia propício para renovarmos o nosso compromisso com esse Deus/Amor e o testemunho desta maravilha aos irmãos e irmãs, mostrando que o seguimento de Jesus, a exemplo de São Francisco, é um dom de amor. Quando tomamos consciência do amor de Deus, somos impulsionados a testemunhá-lo com audácia e coragem nos areópagos do mundo atual, nos desafios da vida presente e, sobretudo, diante de tantas injustiças e situações dramáticas que assolam a vida de tantas ovelhas que estão marginalizadas ou fragilizadas. O Bom Pastor nos oferece a fonte do amor no seu precioso e Sagrado Coração; não tenhamos medo de encontrá-la, pois o que importa àquele que crê é ser, no mundo, um sinal vivo desse amor.

A todos, uma feliz festa do Sagrado Coração de Jesus e que a sua misericórdia nunca nos falte.

Sagrado Coração de Jesus, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM
Custódio

Outras Postagens

Deixe uma resposta

Início