Frades representando diversas Províncias e Custódias da OFM no Brasil, estão reunidos na Assembleia da CFMB em Imigrantes/RS

De 08 a 12 de julho, frades representando diversas Províncias e Custódias da OFM (Ordem dos Frades Menores) no Brasil, estão reunidos em Daltro Filho-Imigrantes/RS na Assembleia da CFMB (Conferência dos Frades Menores do Brasil) que tem como tema: “A Interprovincialidade” e lema: “Vai e reconstrói a minha casa”.

Desde de segunda-feira (08) que os frades chegaram no Convento São Boaventura, local do encontro, e foram acolhidos pela fraternidade e pela província anfitriã do Rio Grande do Sul (Província São Francisco de Assis). Na terça (09) iniciaram o dia com a Santa Missa presidida pelo Provincial Frei Inácio Dellazare, OFM, que na sua homilia sintetiza o cerne deste evento:

Caros irmãos, esta nossa Assembleia da CFMB (Conferência dos Frades Menores do Brasil) é um momento privilegiado para todas as entidades. Ela abre nossos olhos para ver além de cada Custódia ou Província à perceber que somos um todo, somos uma só Ordem. Ordem que ultrapassa as fronteiras culturais, geográficas e vemos que o superativo maior é sermos irmãos e menores em nosso tempo. As exigências da interprovincialidade comprovam isso. Para sermos uma fraternidade nacional e universal é preciso sair de casa: ir a Roraima, Cabalho Cocha, Serra Santa, Angola…

Vimos a partir de um tema da Ordem: “Quem tem ouvidos escute o que o Espírito diz aos Frades Menores hoje”. É o tema do CPO (Conselho plenário da Ordem) do ano passado, que gerou um documento, e que este é bem-vindo como um instrumentum labores em preparação do Capítulo de 2021. Neste ano, celebraremos os 800 anos da Regra Não Bulada da nossa Ordem, ocasião privilegiada para um retorno as nossas fontes, ao Espírito originário de nosso Carisma Franciscano.

Por isso, faço votos que nossa Assembleia seja um momento fértil de escuta do Espírito e de discernimento daquilo que o Espírito do Senhor e seu santo modo de operar quer dizer a cada entidade e a cada frade de nossa conferência. A Assembleia é uma experiência e vivência da Interprovincialidade. Já é longa, mas nossos passos podem ser dados.”

No segundo dia (10) da Assembleia da CFMB em Daltro Filho/RS teve início com a Santa Missa às 7h00, presidida por Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM, eleito ministro referencial para o SIFEM (Serviço Interprovincial Franciscano de Evangelização e Missão), seguido do café da manhã.

Para o desenvolvimento do tema “Interprovincialidade na Formação Inicial” foi convidado o Vice-secretário Geral para Formação e Estudos, Frei Sinisa Balajic, que apontou as iluminações bíblicas e da Ordem para a interprovincialidade.

Após o almoço a assembleia foi dividida em grupos para discussão e partilhas, reunindo-se ao final da tarde para a plenária e o encerramento do estudo. Ao final, o jantar, seguido de momentos livres para convivência dos frades.

Comunicação Custodial




 

Outras Postagens

Deixe uma resposta

Início