VII Encontro de Pedagogia Franciscana, 16 de agosto, em Bebedouro/SP

Estimado educador,

Constantemente, em sua história, a sociedade humana passou por transformações e mudanças de paradigmas. Na maioria das vezes resolveu seus mais complexos dilemas por meio de indivíduos que, inspirados verdadeiramente por Deus, atuaram de forma sábia afugentando o medo, a desordem e o mal através de ações, palavras, pensamentos impactantes. Comportamentos inovadores para realidades desafiantes enfrentadas pela humanidade. Destes sábios restou-nos hoje um imenso legado que, somado aos saberes constituídos no tempo presente, a técnica e a pesquisa científica, pode auxiliar-nos em nossas atividades educativas e formativas do homem para o terceiro milênio.

No entanto percebemos que mesmo diante de tamanha evolução do pensamento humano o indivíduo ainda padece com a desigualdade social, insensibilidade ao sofrimento alheio, fragilidade nas relações de afeto e imenso vazio existencial. Pensando nisso, temos um desafio aparentemente intransponível: “Como propor, com claridade, criatividade e audácia, às gerações atuais, um novo paradigma de relação com a natureza, com os homens, com Deus e com elas mesmas?” (Diretrizes Gerais para a Educação Franciscana). Como ensinar às novas e antigas gerações o grandioso poder da Fraternidade, que se desdobra em relação, compaixão, alteridade?

Acreditamos que a educação inspirada no franciscanismo (Pedagogia Franciscana) – alicerçada em Francisco e Clara de Assis, no saber filosófico-teológico e formativo de inúmeros pensadores franciscanos renomados (Antônio de Pádua, Alexandre de Hales, Boaventura de Bagnoreggio, Duns Scoto, Guilherme de Ockhan, Raimundo Lullo, Bernardino de Sena, Gregório Girard, Agostinho Gemelli, dentre outros) e aliada a grandes intelectuais da educação – pode oferecer respostas a tais problemas. Uma educação que priorize a liberdade do indivíduo, oferecendo-lhe o melhor possível para o seu desenvolvimento emocional, social, motor e intelectual, além de contribuir diretamente para um considerável progresso de toda a comunidade humana. Em outros termos: uma educação que promova o desenvolvimento integral do ser humano, de acordo com a dignidade cristã de cada homem e mulher, criados à “imagem e semelhança de Deus” (Genesis 1).

Deste modo, convidamos vossa instituição para o VII Encontro de Pedagogia Franciscana, com o tema: “Que o ser humano seja herdeiro de um passado, protagonista de um presente e gestor de um futuro”, lema: “educar para formar cidadãos autônomos” que acontecerá no dia 16 de agosto de 2019, no Educandário Santo Antônio de Bebedouro a partir das 8h00.

Sua presença fraterna, aliada à nossa calorosa acolhida, tornará o dia mais agradável e motivador à todos os educadores e colaboradores da educação, além de promovermos um grandioso evento de educação franciscana no interior paulista! Momento propício para difusão de nosso carisma, formação adequada e permanente de nossos educadores aliado a intenso conhecimento mútuo e troca de experiências.

Contamos com sua presença,

Frei Everton Leandro Piotto, OFM e Frades Franciscanos

Outras Postagens

One thought on “VII Encontro de Pedagogia Franciscana, 16 de agosto, em Bebedouro/SP

Deixe uma resposta

Início