Presença do PVF na Festa de Nossa Senhora da Abadia

Com muita alegria os milhares de romeiros de todo o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e de diversos estados aclamaram com vigor e esperança à Mãe de Deus, sob o título de Nossa Senhora da Abadia, na pequena cidade de Romaria/MG.

A história desta devoção conta com 149 anos, quando a imagem chegou na cidade, na época chamada de Água Suja, nome dado ao vilarejo devido a poluição das águas por conta da mineração de diamantes na região. A devoção dos garimpeiros é de herança da fé lusitana. Desse modo, a imagem foi encomendada e trazida de Portugal. Ao chegar no porto de Rio de Janeiro o cacheiro Custódio da Costa Guimarães foi busca-la. Sua chegada na cidade de Água Suja foi motivo de muita alegria e motivo para reunir todos os moradores. Ao acolher a imagem na pequenina capela de babaçu aconteceu o primeiro milagre, quando um homem cego chegou perto da imagem e voltou a enxergar. Ao contemplar a imagem de Nossa Senhora da Abadia, exclamou: “Nossa Senhora da Abadia, como és linda”!!! Desde então muitos outros milagres e graças foram alcançados de Deus por intercessão da Santa Mãe de Jesus, devotamente chamada de Abadia.

Até os dias de hoje, as vésperas do ano jubilar de 150 anos, que será no ano que vem, milhares de romeiros acorrem aos pés da virgem de Abadia. Muitos percorrem quilômetros para pagar suas promessas e contemplar a Virgem Maria.
Na maioria são pessoas simples e sofridas que depositam toda a sua esperança e gratidão nas mãos bondosas da mãe. Diante de tamanha fé, religiosidade e amor nós franciscanos marcamos presença ajudando nas bençãos e no atendimento aos fiéis.

Deus seja louvado por tão excelsa experiência de servir Franciscanamente nesta grandiosa festa!

Viva Nossa Senhora da Abadia!!!

Equipe PVF Custodial




 

Outras Postagens

Deixe uma resposta

Início