I Congresso Regional Interfranciscano de JPIC acontece em Lagoa Seca/PB

De 15 a 18 de Agosto, várias franciscanas e franciscanos do nordeste brasileiro se reunem no Convento Santo Antônio em Lagoa Seca/PB para refletirem a caminhada, de modo geral, do serviço realizado pela Família Franciscana através da JPIC nessa região, bem como incentivarem, motivarem e analisarem os modos de trabalhos específicos dos que ainda não e dos que já trabalham nas devidas realidades, sejam elas: com migrantes-imigrantes, pobres, negros, no diálogo-interreligioso, no cuidado com a natureza e demais serviços. JPIC é a sigla do serviço de “Justiça, Paz e Integridade da Criação” existente dentro da Família.

As Constituições Gerais da Ordem dos Frades Menores dizem que:  “Os irmãos, seguidores de São Francisco, são obrigados a levar uma vida radicalmente evangélica, isto é: Viver em espírito de oração e devoção e em comunhão fraterna; dando testemunho de penitência e minoridade, abraçando todos os homens na caridade para anunciar o Evangelho a todo o mundo; pregando com as obras de reconciliação, com a paz e justiça; mostrar um senso de respeito para com a criação ” (CCGG 1,2).

“Justiça, paz e integridade da criação são, em primeiro lugar, valores bíblicos e, em segundo lugar, uma instituição eclesial criada para promover na Igreja, em cada um dos cristãos e em todos os seus organismos eclesiais a experiência e o compromisso em favor desses valores “.

“A justiça, a paz e a integridade da criação estão acima de todos os valores do Reino de Deus. Portanto, o próprio Deus está envolvido e comprometido para que nosso mundo seja justo, reconciliado e ofereça uma vida digna a todas as criaturas. São Francisco estava ciente da missão de Deus como criador, libertador e redentor. Por sua santa vontade, pelo Filho com o Espírito Santo, ele criou todas as coisas espirituais e corporais e as fez à sua imagem e semelhança. Damos graças porque, assim como Tu nos criastes para o teu filho, pelo amor santo com que nos amou, você queria que Ele, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, nascesse da gloriosa sempre Virgem Maria, e que nós, cativos, fomos redimidos pela sua cruz, sangue e morte. ” (Orientações para a animação da JPIC)

Após uma bonita e alegre acolhida na quinta-feira (15), dando início ao Congresso com as bênçãos de Deus, no espírito de comunhão em Família, bem como unidos com as necessidades da “Ecologia Integral” (Laudato Si), nós franciscanos tivemos a oportunidade, na sexta-feira, de saborear das primeiras conferencias oferecidas e ministradas pelos seguintes assessores:

Dom Frei Severino Batista, OFMCap. (Bispo emérito de Nazaré/PE), que abordou dentro da temática “Espiritualidade Franciscana”, no qual iniciou sua conferencia invocando a presença do Divino Espírito Santo, pois, como disse: “quem dominará esse congresso será o Ministro Geral da Ordem Franciscana, o Espírito Santo”; continuou a dizer que, “a verdadeira espiritualidade é aquela que nos faz transformar interiormente, e quando entendemos e vivemos o Evangelho a partir de São Francisco e Santa Clara, pois eles apreenderam, de fato, quem é Jesus Cristo, pois isso é o que importa para nós franciscanos viver: O Santo Evangelho de Jesus Cristo, isso é vida e regra; ser franciscano não é usar um hábito/burel, mas viver a forma de vida e regra, pois não adianta um estereótipo alinhado, perfeito e belo sem um interior pleno de espiritualidade.” Por fim, ele frisou que “a JPIC é o DNA da Família Franciscana, é estar onde Deus fala: nos leprosos hodiernos, ser promotores dos Direitos Humanos, da Justiça, da Paz e da Ecologia sem exclusão de ninguém.”

Frei Faustino dos Santos, OFM (Secretário Provincial – Prov. Santo Antônio) discorreu sobre a temática “Francisco e Al-Kamil: um encontro de paz”, aproveitando que nós franciscanos celebramos nesse ano os 800 anos do encontro entre dois homens de diferentes religiões, um cristão e outro muçulmano, o Frei nos trouxe a importância desse encontro que transformou os rumos, de modo particular, da Igreja Católica; bem como frisou a importância de que nós precisamos hoje, especialmente como franciscanos, difundirmos uma cultura de paz entre nossas religiões, rememorando, assim, o fato importantíssimo que São Francisco realizou ao visitar o Sultão Al-Kamil, e de lá “explodiu” para o mundo a certeza de que é possível essa unidade no respeito a diversidade cultural e a fé de cada um. E, por fim, nos trouxe a base fundamental, por meio do documento “Nostra Aetate”, sendo ela um meio de compreensão e reflexão, oferecida pela Igreja no que concerne no pensamento sobre o ecumenismo e diálogo inter-religioso.

O Congresso segue até domingo (18) entre conferências, orações, refeições e de um caloroso convívio fraterno entre os irmãos e irmãs, onde aproveitam para se conhecerem e trocarem ideias sobre trabalhos e meios práticos e fundamentais para bem melhor trabalharmos nas nossas realidades presenciais.

Que Deus, por intercessão de São Francisco de Assis, nos abençoe para bem melhor discernimos qual seu chamado a cada uma e cada um de nós em realizarmos a “reparação da sua Igreja” nos dias de hoje!

Paz e Bem!!!

Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM
JPIC Custodial – SINFRAJUPE/CFFB

Frei Lorrane Clementino, OFM
Fotógrafo




 

Outras Postagens

5 thoughts on “I Congresso Regional Interfranciscano de JPIC acontece em Lagoa Seca/PB

  1. Nice post. I was checking constantly this blog and I’m impressed!
    Extremely useful information specifically the last part 🙂 I
    care for such information much. I was looking for this certain information for
    a very long time. Thank you and best of luck.

  2. Hey just wanted to give you a quick heads up. The words
    in your post seem to be running off the screen in Opera.

    I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with browser compatibility but
    I thought I’d post to let you know. The design look
    great though! Hope you get the issue fixed soon. Cheers

  3. Hiya! I know this is kinda off topic but I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in trading links or maybe
    guest writing a blog post or vice-versa? My
    blog addresses a lot of the same subjects as yours and I think we
    could greatly benefit from each other. If you’re interested feel
    free to shoot me an e-mail. I look forward to hearing from you!
    Awesome blog by the way!

  4. I know this web site provides quality depending articles or reviews and
    additional material, is there any other web page which gives these kinds of stuff in quality?

Deixe uma resposta

Início