Casa de Santa Clara realizou Semana Clariana em Bebedouro/SP

“Manifestai em obras o amor que vos vai no coração”
(Santa Clara de Assis)

Com imensa alegria a Casa de Santa Clara realizou a “Semana Clariana” em Bebedouro entre 11 e 17 de agosto. As comemorações tiveram início no Domingo, com a Missa solene na sede da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Educandário), de onde saiu uma procissão luminosa com o andor da santa até a instituição, seguindo-se a bênção das medalhas e distribuição de pães. Na segunda-feira (dia 12) aconteceu o “Café com Afeto”, um momento belíssimo em que foram apresentadas as atividades da instituição aos visitantes convidados; já o evento da terça foi sediado na Academia Orangyn, com arrecadação de kits de higiene pessoal para as crianças atendidas e divulgação dos trabalhos realizados pelos profissionais da instituição; a quarta-feira foi dedicada à Assembleia Geral Eletiva da Diretoria externa da entidade, com momentos importantes de reflexões, orações, exposição dos projetos realizados e eleição da nova diretoria; o “Dia de Responsa” aconteceu na quinta-feira (15), com a venda de bolos comemorativos dos 15 anos da instituição; em colaboração e celebração de unidade com o Educandário Santo Antônio, na sexta-feira os profissionais da Casa participaram do VII Encontro de Pedagogia Franciscana, na sede do mesmo, onde receberam mensagens e formações de Frades Franciscanos e profissionais da área da educação durante todo o dia; e por fim, no sábado 17 de agosto, a instituição Casa de Santa Clara permaneceu com as portas abertas durante toda a manhã para receber as visitas da comunidade bebedourense com exposição de fotos.

Como bem ensinou Santa Clara de Assis, “mantêm-te firme no que já alcançaste; sê constante no que fazes; não desanimes no caminho, corre veloz, com passo leve e sem tropeçar” (2Carta a Inês de Praga), os profissionais da instituição desenvolvem um belíssimo trabalho. A Casa de Santa Clara, Fundada em 2004, é uma obra social Franciscana que atua no índice de desenvolvimento humano de crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal. Todas as ações de intervenção institucional consistem no favorecimento da convivência familiar e comunitária por meio de práticas de prevenção, acolhimento institucional e acompanhamento dos egressos.

São desenvolvidos projetos como: Clarear, com os atendimentos são domiciliares, feitos por equipe de psicólogo, assistente social e educador social em vista da prevenção ao acolhimento e fortalecimento de vínculos familiares; Aconchego, onde a mesma equipe acompanha a criança e o adolescente nas famílias onde foram reinseridas, oferecendo suporte e acompanhamento profissional para o empoderamento familiar; e o Acolhimento Institucional, que atende a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, quando constata-se a violação dos seus direitos no ambiente familiar, sendo acolhidos e passando a residir na instituição até que possam retornar ao lar de onde saíram, a membros da família extensa ou mesmo adoção.

As comemorações aconteceram em forma de festividade, pois fizeram parte da celebração dos 15 anos da Casa. Deste modo, dedicando um período para rever as conquistas, avaliar o presente e planejar o futuro, todos foram envoltos num clima de afeto, cuidado e confiança. “Suplico-vos tanto quanto posso que, pelo amor de Cristo, persevereis no seu santo serviço, progredindo sem cessar na virtude, para que aquele a quem servis com todas as forças da vossa mente, se digne conceder-vos o prêmio que desejais” (1Carta a Inês de Praga) é o que pede a Patrona da instituição, uma forte inspiradora e motivadora do trabalho desenvolvido neste lugar. Uma semana repleta de força, ânimo e motivação, que provocou corações, estimulou vidas e mostrou à sociedade bebedourense que o amor aos pequeninos é aquele que  “ultrapassa todo o obstáculo do caminho.” (2 Carta a Inês de Praga)

Frei Everton Leandro Piôtto, OFM




 

Outras Postagens

Deixe uma resposta

Início