Os Sinos Batem pelo Clima

Com o objetivo de acelerar a implementação do Acordo de Paris sobre as Mudanças Climáticas, o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres convocou a Cúpula Mundial de Ação Climática no dia 23 de setembro de 2019. A reunião da ONU pedirá para que líderes globais articulem planos concretos e realistas com a meta de melhorar suas contribuições em nível nacional até 2020, seguindo diretrizes de reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 45% nos próximos dez anos, chegando em zero emissões em 2050. Estamos pedindo que participem com um gesto simples: Soem os sinos das igrejas na tarde desta sexta-feira, 20 de setembro.

A cúpula acontece num contexto de grandes mobilizações. Durante a semana entre os dias 20 e 27 de setembro, milhares de organizações que lutam pelo ambiente e justiça social somarão esforços em ações planejadas em grandes cidades por todo mundo.

Grandes marchas e greves estão preparadas em Roma, Nova Iorque, Berlim, Paris, Varsóvia, Santiago do Chile, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus entre várias outras . Esta é a hora de lembrar ao mundo a poderosa mensagem da encíclica Laudato Si’ e como ela serviu de inspiração para milhões de pessoas durante a Conferência sobre as Mudanças Climáticas (COP21) em 2015.

 
Acreditamos que ao soar os sinos nas cidades em que milhares de estudantes vão marchar, uma poderosa mensagem é transmitida ao mundo. Os sinos servirão também como um grande incentivo aos estudantes engajados e delineia a inquestionável liderança da Igreja na luta contra as mudanças climáticas.

Finalmente, constituirá um forte sinal, soando o alarme para a emergência climática como declarado pela Santa Sé.

A ação consistirá em soar os sinos por cinco minutos durante as greves da juventude pelo clima no dia 20 de setembro, repetidas em intervalos de 50 batidas, simbolizando que até 2050 nosso planeta estará salvo, quando nos reuniremos novamente para celebrar a nossa transição para economias limpas.

Idealmente, adoraríamos que as batidas dos sinos fossem coordenadas com o momento das marchas. Se estiverem interessados em participar, podemos providenciar os cronogramas exatos de cada cidade.

O soar dos sinos acompanhará os estudantes e capturará a atenção dos meios de comunicação, se tornando um dos pontos de atenção da mídia nesta jornada. Carregará uma mensagem poderosa, não apenas clamando por ações dos líderes mundiais que se reunirão no dia 23, mas será também um forte sinal de solidariedade e apoio à juventude organizando essas grandes mobilizações.

Vocês aceitam participar dessa ação? Conte-nos o que mais precisam de nosso suporte: A Avaaz e o Movimento Católico Global pelo Clima vão elaborar mensagens centrais, releases para imprensa e vão providenciar apoio e media training para porta-vozes escolhidos, se necessário. Podemos também fazer a ponte com os organizadores locais das marchas, se for do seu interesse. Estamos disponíveis para quaisquer outras questões.

Movimento Católico Global pelo Clima


Mais Informações:

Gabriel Lopez Santamaria – [email protected] 
Christina Leano – [email protected]

Avaaz

Valeria Botte Coca – [email protected]
Patricia Martin Diaz – [email protected] 
Oscar Soria – [email protected]



 

Outras Postagens

4 thoughts on “Os Sinos Batem pelo Clima

  1. Enjoyed looking through this, very good stuff, appreciate it. “A man does not die of love or his liver or even of old age he dies of being a man.” by Percival Arland Ussher.

  2. Hi, I do believe this is a great web site. I stumbledupon it
    😉 I may return yet again since I bookmarked it. Money and freedom is the best way to change, may
    you be rich and continue to guide others.

Deixe uma resposta

Início