JPIC da Custódia lança Curso On-line para Animadores Laudato Si

“Os irmãos, seguidores de São Francisco, são obrigados a levar uma vida radicalmente evangélica, isto é: Viver em espírito de oração e devoção e em comunhão fraterna; dando testemunho de penitência e minoridade, abraçando todos os homens na caridade para anunciar o Evangelho a todo o mundo; pregando a com as obras de reconciliação, com a paz e justiça; mostrar um senso de respeito para com a criação.” (CCGG 1,2).

“Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) são, em primeiro lugar, valores bíblicos e, em segundo lugar, uma instituição eclesial criada para promover na Igreja, em cada um dos cristãos e em todos os seus organismos eclesiais a experiência e o compromisso em favor desses valores.”

“A justiça, a paz e a integridade da criação estão acima de todos os valores do Reino de Deus. Portanto, o próprio Deus está envolvido e comprometido para que nosso mundo seja justo, reconciliado e ofereça uma vida digna a todas as criaturas. São Francisco estava ciente da missão de Deus como criador, libertador e redentor. Por sua santa vontade, pelo Filho com o Espírito Santo, ele criou todas as coisas espirituais e corporais e as fez à sua imagem e semelhança. Damos graças porque, assim como Tu nos criastes para o teu filho, pelo amor santo com que nos amou, você queria que Ele, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, nascesse da gloriosa sempre Virgem Maria, e que nós, cativos, fomos redimidos pela sua cruz, sangue e morte. ” (1R XXIII, 3)

​A JPIC nasce de uma espiritualidade centrada no projeto da VIDA DE DEUS para toda a sua criação, na qual ele nos chama para colaborar. Alimentando-se da descoberta do rosto compassivo e misericordioso do Deus de Jesus que se revela na história e é encontrado na realidade de nosso dia-a-dia (nas pessoas e nos acontecimentos). A JPIC brota do desejo de viver, com lucidez e compaixão o seguimento do Senhor Jesus num mundo injusto, dilacerado e violento. Surge da necessidade de discernir os sinais de vida que o Espírito nos suscita hoje.

A JPIC promove essas várias formas de expressar a caridade, porém seu chamado maior é a promoção da caridade política, buscando eliminar as situações que causam a pobreza e a violência. É, portanto, a mão pronta para a promoção integral das camadas sociais frágeis e excluídas e para uma ação transformadora das “estruturas do pecado” (cf. SRS 36 », 36b, 36c, 36f, 37c, 37d, 38f, 39g, 40d, 46e) que oprimem e deterioram a existência de tantos seres humanos.

A JPIC é um modo de vida e missão, desafiado pelas grandes causas da humanidade e comprometido em favor de que todos os seres humanos para que tenham uma vida digna. Portanto, a JPIC abrange toda a vida. É um eixo que atravessa todas as dimensões da nossa vida religiosa e franciscana: oração, fraternidade, formação, economia, votos, missão, etc.

Diante de todo esse compromisso, um dos planejamentos da Secretaria de JPIC da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus tem como base a Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco. Isso porque, vivemos um momento da história e da consciência humana onde é necessário colocar no centro: a Vida, a Humanidade e a Terra.

Estamos diante de efeitos combinados, que indicam uma clara crise sistêmica: é o modo de vida, produção, consumo e acumulação hegemônico entre nós, os responsáveis por este espectro destrutivo. Como disse o Papa Francisco em reunião com representantes de movimentos sociais e repetiu em sua Carta Alegria do Evangelho: “esta economia mata”. Afirmou ainda na Laudato Si: “não há duas crises separadas: uma ambiental e outra social; mas uma única e complexa crise socioambiental.” (LS 139) e continua: “o ambiente é um dos bens que os mecanismos de mercado não estão aptos a defender ou promover adequadamente. Mais uma vez repito que convém evitar a concepção mágica do mercado, que tende a pensar que os problemas se resolvem apenas com crescimento dos lucros (…). Será realista esperar que quem está obcecado com a maximização dos lucros se detenha em considerar os efeitos ambientais que deixará as próximas gerações? (…) Neste campo, os meio termos são apenas um pequeno adiamento do colapso. Trata-se simplesmente de redefinir o progresso.” (LS190 e 194, grifos nossos)

Neste sentido a Laudato Si atualiza os valores do carisma franciscano de Justiça, Paz e Integridade da Criação. Nos tempos em que vivemos o risco à vida não é alarmismo ou catastrofismo: a ameaça é real. É urgente uma alteração expressiva da forma como vivemos e como nos integramos à comunidade da vida que caracteriza nosso planeta, a nossa irmã e Mãe Terra. Poder viver como Francisco entendendo que é a Mãe e irmã Terra, que nos sustenta e nos governa. Para isso respondendo ao apelo da Laudato Si, assumir uma “conversão ecológica” e viver um estilo de vida de “sobriedade feliz”. 

Por isso, a JPIC da Custódia vem com grande alegria dar as boas-vindas ao Curso de Animadores de Laudato Si, que deu início neste mês, na última quarta-feira (18) com o Tema: “Teia de Vida  e o Facilitador: Igor Guilherme Pereira Bastos, Jufrista da Fraternidade Dom Helder Câmara da cidade de Uberlândia/MG.

É em tempo de alerta que precisamos nos levantar e entender o porquê do Papa Francisco nos colocar em unidade com toda a criação, buscando conhecer nossas relações, não como mera dominação, mas como um com a natureza, nos levando ao “urgente desafio de proteger a nossa Casa Comum incluindo a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral” (LS 13).

Nosso objetivo é envolver os participantes na realidade Laudato Si e oferecer a todas as pessoas, de modo particular a Família Franciscana, um momento formativo para a conscientização e criação de uma cultura do cuidado com a “Casa Comum”.

Neste curso apresentamos uma proposta diferenciada, onde teremos um encontro mensal e totalmente virtual, estando o diferencial, na completude de cada tema, em que cada participante, ao final do tema escolhido, tem uma plena visão do conteúdo abordado. Já a participação integral favorece a uma maior abrangência e atualização da Encíclica Laudato Si na nossa atualidade.

Para tanto, passaremos por mais três temas ainda nesse ano:

PROGRAMAÇÃO DO CURSO

16 de Outubro – 20h00

Tema: Sínodo da Amazônia – na perspectiva da Ecologia integral.

Facilitadora: Moema Maria de Miranda.

 

20 de Novembro – 20h00

Tema: O Evangelho da Criação (cap II da Laudato Si).

 

18 de Dezembro – 20h00

Tema: Educação e Espiritualidade Ecológica (Bens Comuns) (Cap VI da Laudato Si) – Mudanças Climáticas. (COP 25).

Bom proveito!

Fraternalmente,
Equipe da JPIC da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus


Fonte:

1. Orientações para a animação da JPIC/OFM
2. Planejamento da Secretaria de JPIC – Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus




 

Outras Postagens

5 thoughts on “JPIC da Custódia lança Curso On-line para Animadores Laudato Si

  1. Simply desire to say your article is as astonishing. The clearness in your post is just nice and i could assume you’re an expert on this subject. Fine with your permission let me to grab your RSS feed to keep updated with forthcoming post. Thanks a million and please continue the gratifying work.

  2. Thank you for some other wonderful post. Where else may just anyone get that type of information in such an ideal method of writing? I’ve a presentation next week, and I am on the look for such info.

  3. Hello my loved one! I wish to say that this article
    is awesome, great written and come with almost all significant infos.
    I would like to look more posts like this .

Deixe uma resposta

Início