Núcleo Centro-Oeste Paulista da CFFB celebrou os 800 Anos do Encontro de Francisco com o Sultão

No último dia 26 de outubro o Núcleo Centro-Oeste Paulista da Família Franciscana, se reuniu para celebrar os 800 Anos do Encontro de São Francisco de Assis com o Sultão do Egito Malek al-Kamel. O encontro celebrativo aconteceu no grande Seminário Santo Antônio de Agudos e contou com a presença de muitos franciscanos e franciscanas do interior de São Paulo, e também de alguns irmãos de outras religiões. Todo o encontro contou com a assessoria de Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM que durante todo esse ano se dedicou à pesquisa deste episódio inspirador da vida de Francisco de Assis.

Durante a abertura do encontrou, em nome da equipe de coordenação do núcleo, Frei Zilmar Recordou que este encontro celebrativo estava acontecendo “em nome de Deus”, que é fraternidade: “Hoje, neste grande Seminário, nos reunimos em “nome de Deus”! E, em seu nome, nós formamos uma fraternidade! Pois, quem se reúne em “nome de Deus”, não pode se reunir de outro modo, se não de modo fraterno para com seu semelhante. Não viemos aqui para fazer proselitismo ou para defender as nossas religiões. Mas, viemos aqui, simplesmente para nos encontrarmos; para celebrar a diversidade religiosa, pautada na cultura do respeito, do diálogo e da cooperação comum. Viemos aqui, para lançar as sementes para o florescimento de um caminho mais próximo entre nós. Viemos aqui para falar e refletir sobre nossa caminhada, sobre o cuidado com a nossa Casa Comum, sobre o cuidado com os excluídos e marginalizados, e sobre o diálogo entre nós”.

Com alegria fraterna, foram acolhidos os líderes religiosos presentes: Cirineu Gomes Manduca, Sacerdote e representante da Umbanda, Bauru/SP; Carmem Baffi, representante da Igreja Secho-no-ie, Regional Bauru/SP; Dalton Morales Ribeiro, representante do Centro Espírito Kardecista, de Agudos/SP; Mameto Monâquissimbi de Ozambi, representante do Candomblé Congo Angola, de Marília/SP; Pastora Paula Trein, Pastora Evangélica de Confissão Luterana, de Marília/SP; João Guilherme, representante da Yoga, Agudos/SP. Após as palavras de acolhida, os jovens de Agudos preparam um emocionante momento de oração, que abriu as atividades e introduziu a todos no tema proposto para o encontro: “Os franciscanos e franciscanas: profetas do diálogo, do respeito e da paz”.

O tema foi muito bem desenvolvido por Frei Vitório Mazzuco. Sempre chamando a atenção para a profecia franciscana em nosso tempo, abordou as dimensões do diálogo, do respeito e da paz na ótica do Franciscanismo. A todo momento Frei Vitório chamou a atenção para os ensinamentos de São Francisco acerca do respeito às religiões e à recusa de determinados fundamentalismos presentes em nossos dias. “Francisco de Assis nos ensina que Deus é tão rico e expressivo e tão acima de determinações para poder ser esgotado na sua plenitude por determinada tradição de experiência religiosa, que, por ser determinada já é por si muito limitada. Voltemos à ideia expressa na introdução desta reflexão: Há mais verdades religiosas em todas as religiões no seu conjunto, do que numa única religião; o que também vale para o cristianismo. Existem, pois, aspectos verdadeiros, bons, belos e surpreendentes, nas múltiplas formas presentes na humanidade de compromisso e entendimento com Deus”, enfatizou.

Na parte da tarde, ainda com a moderação de Frei Vitório, aconteceu um painel, que ganhou o nome de “patrulha da paz e do diálogo”, com o objetivo de ir atrás de iniciativas de diálogo inter-religioso, e também expor como as diversas crenças e religiões possuem pontos comuns. Esse momento foi iluminado por três palavras iniciadas com a letra “P”: Paz, Pobre e Planeta. A partir delas, cada líder religioso apresentou suas iniciativas e preocupações com a construção da paz, o cuidado com os pobres e a relação com a Casa Comum. Foi um momento rico de grandes partilhas, que propiciou o conhecimento das outras religiões.

Ao longo de todo o encontro podia-se notar muitos irmãos e irmãs com os olhos marejados e reflexivos, desconstruindo em si ranços e preconceitos há anos edificados.  Os semblantes dos franciscanos e franciscanas estavam luminosos, revestidos de uma energia indizível. Esses semblantes eram os semblantes dos que descobriram que o irmão de uma outra crença religiosa é nosso irmão e merece respeito e reverência. Muitos destacaram a harmoniosa relação entre todos os participantes. Até mesmo os líderes religiosos convidados, destacaram que se sentiram bem, acolhidos e respeitados. “O Candomblé não é apenas uma religião que se assume, mas é uma religião que se veste. Quando saímos de nossas casas para participar de encontros como este, não podemos negar que saímos com certo receio, de como vai ser a recepção, de como seremos acolhidos… Hoje, saio daqui renovado, com muita esperança! Porque, desde o momento em que chegamos, em que descemos do carro, fomos recebidos com sorrisos maravilhosos, de braços abertos, com paz e bem! Tenho a certeza que a pessoa que está saindo desse encontro, é uma pessoa diferente daquela que aqui chegou. E isso eu agradeço a vocês”, testemunhou Marcos, do Candomblé Congo-Angola de Marília, durante a Recordação da Vida, na Celebração Inter-religiosa. Esse testemunho é prova da energia divina, talvez a mesma vivida entre Francisco e o Sultão, que envolveu a todos os participantes num clima de fraternidade. 

O encontro encerrou-se com a Celebração Inter-religiosa pela paz e pela terra, rezando em comunhão com todas as religiões e crenças. Ao final da celebração os líderes religiosos receberam uma muda de Ipê, a fim de plantarem em seus lugares de oração. “Que essas mudas, plantadas nos terrenos dos seus Templos ou Igrejas, Terreiros ou Axés, Casas de Orações ou salas de reuniões fraternas, relembrem que, em Agudos, durante a celebração dos 800 Anos Encontro de Francisco com o Sultão, nosso núcleo lançou as sementes do diálogo, do respeito e da paz entre as religiões. Que esses ipês, nos lembram o dia em que tiramos a paz, o diálogo e o respeito de nossos livros de formação e os vivenciamos de modo profético e fraterno. Que cada florescimento desses ipês nos lembre que sempre precisaremos fazer florescer os compromissos assumidos neste dia”, finalizou Frei Zilmar, agradecendo a participação de todos os irmãos e irmãs nesta celebração.   

“Foi maravilhoso e mexeu com a gente. Uma inquietação que nos faz olhar o diferente com o olhar de amor. Foi uma experiência muito singular. Amei ter participado”. (Bernadete Pereira, OFS Piracicaba) 

“Maravilhas fez conosco o Senhor! Perfeito dia para nossa reconstrução interior. Viemos pelo caminho a comentar sobre tudo o que ouvimos. Quantas coisas precisamos melhorar em nossas vidas… Estar à procura já é um bom começo. (Terezinha, OFS Votuporanga)

“Gostaria de agradecer o convite para participar de um momento tão importante para todos nós. Sentir a harmonia entre as religiões, viver o respeito apesar das diferenças e perceber que todos temos objetivos comuns. Muito o obrigado pela oportunidade.(Dalton Morales, Centro Espírita Agudos).

Texto: Equipe de Coordenação
Fotos: Larissa Ferreira da Silva
Isabela Garcia Paludetto




 

Outras Postagens

46 thoughts on “Núcleo Centro-Oeste Paulista da CFFB celebrou os 800 Anos do Encontro de Francisco com o Sultão

  1. Woah! I’m really enjoying the template/theme of this website.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very hard to
    get that “perfect balance” between user friendliness and visual appeal.
    I must say that you’ve done a fantastic job with this. In addition, the blog loads extremely quick for me on Internet explorer.
    Exceptional Blog!

  2. This design is wicked! You definitely know how to keep a reader entertained.
    Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog
    (well, almost…HaHa!) Great job. I really loved what you
    had to say, and more than that, how you
    presented it. Too cool!

  3. I’m not sure why but this website is loading very slow for me.
    Is anyone else having this problem or is it a issue on my end?
    I’ll check back later and see if the problem still exists.

  4. I have fun with, result in I discovered exactly what
    I used to be taking a look for. You have ended my four day long
    hunt! God Bless you man. Have a great day.
    Bye

  5. I was wondering if you ever considered changing the layout of your
    website? Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better.
    Youve got an awful lot of text for only having one or two pictures.
    Maybe you could space it out better?

  6. Pretty section of content. I just stumbled upon your site and
    in accession capital to assert that I get actually enjoyed
    account your blog posts. Any way I’ll be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently fast.

  7. Hello there! This post could not be written any better!
    Reading this post reminds me of my old room mate! He always kept talking about this.

    I will forward this post to him. Pretty sure he will have a good
    read. Many thanks for sharing!

  8. Hi there! This post could not be written any better! Reading
    this post reminds me of my good old room mate! He always kept talking about this.
    I will forward this page to him. Pretty sure he will have a good read.
    Many thanks for sharing!

  9. I’ve been browsing on-line more than three hours nowadays,
    but I by no means found any attention-grabbing article like yours.
    It is beautiful price sufficient for me. In my view, if all site
    owners and bloggers made good content material as you did, the net will probably be a lot more helpful than ever before.

  10. Hi there excellent website! Does running a blog such as this require a
    large amount of work? I have no understanding of coding
    however I was hoping to start my own blog soon. Anyway, should you have any
    ideas or techniques for new blog owners please share. I understand this is off topic but I simply
    had to ask. Appreciate it!

  11. Hmm is anyone else encountering problems with the images
    on this blog loading? I’m trying to figure out
    if its a problem on my end or if it’s the blog. Any suggestions
    would be greatly appreciated.

  12. Hello there, I discovered your website by way of Google
    even as looking for a comparable topic, your web site came up,
    it appears to be like great. I have bookmarked it in my google
    bookmarks.
    Hi there, just changed into alert to your weblog thru Google, and located that it is
    truly informative. I’m going to watch out for brussels. I’ll appreciate if you proceed this in future.
    A lot of people will likely be benefited out of your writing.
    Cheers!

  13. Attractive section of content. I just stumbled upon your
    blog and in accession capital to assert that I get in fact enjoyed account your blog posts.
    Any way I’ll be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently rapidly.

  14. Hi! Do you know if they make any plugins to assist with
    SEO? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very
    good results. If you know of any please share. Thank you!

  15. First of all I want to say terrific blog! I had a quick question which I’d like to ask if you don’t mind.
    I was interested to find out how you center yourself and clear your head before writing.

    I have had difficulty clearing my thoughts in getting my thoughts out.
    I truly do enjoy writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes tend to be wasted
    just trying to figure out how to begin. Any ideas or tips?
    Appreciate it!

  16. 고(故) 구자경 LG그룹 명예회장 발인이 17일 서울 한 대형병원에서 차분하고 간소하게 엄수됐다.

    지난 14일 숙환으로 별세한 구 명예회장 장례는 허례를 삼가고 소박한 삶을 산 고인의 뜻에 따랐다.

    가족장 형태로 비공개 4일장으로 치러졌다.

    이날 오전 일찍부터 비가 오는 날씨에
    엄수된 발인도 마찬가지였다. 발인식을 장례식장 강당
    등 별도 장소에서 하지 않고, 빈소 안에서 가족·친인척만 참석한 가운데 비공개로 진행했다.

    발인식에는 상주인 차남 구본능 희성그룹 회장, 장녀 구훤미씨, 삼남 구본준 LG 고문,
    차녀 구미정씨, 사남 구본식 LT그룹 회장, 손자 구광모 LG 대표 등 직계 가족과 범LG가
    친인척까지 100여명 참석했다.

    LS 구자열 회장, LS산전 구자균 회장, GS그룹 명예회장인 허창수 전국경제인연합회 회장, 허광수 삼양인터내셔날 회장,
    허태수 GS그룹 회장, 허세홍 GS칼텍스 사장, 허윤홍 GS건설 사장, 허정수 GS네오텍 회장, 허승조 태광그룹 일주학술문화재단 이사장 범LG가 주요 기업인이 자리했다.

    LS·GS 경영진과 권영수 LG 부회장, 하현회 LG유플러스 부회장 등 고인과 인연이
    깊은 일부 LG 관계자도 함께했다.

    발인식은 묵념과 추도사, 헌화 순으로 진행됐다.
    추도사는 이문호 LG공익재단 이사장이
    했다.

    이 이사장은 “구 명예회장님은 대한민국 산업 역사를 쓰신 분이요, LG의 역사셨다.
    현장 사원과 같은 눈높이로 너털웃음을 나누시던 큰형님 같은
    경영인이셨다”면서 “모두가 존경하고 사랑했던 큰별인 상남(上南) 회장님을 잊지 않겠다”고 말했다.

    30여분에 걸친 발인식이 끝난 후 참석자들은
    3층 빈소에서 운구 차량이 있는
    1층 발인장으로 이동했다. 구 명예회장 영정은 직계 손자가 품에 들었고, 다른 가족들과 친인척이 그 뒤를 이었다.

    운구차는 고인의 발자취를 되짚는 주요 장소에 들르지 않고 장례식장에서 곧바로 화장장으로
    떠났다. 구 명예회장은 화장 후 안치되며, 장지 역시 비공개다.

    구 명예회장의 유족은 4일장 동안 빈소를 외부에 공개하지 않고 조화·조문을 사양했다.
    범LG가 친·인척과 고인과 연이 있는 주요 외부 인사 조문만 최소한으로
    받았다.

  17. Asking questions are truly fastidious thing if you are not understanding something completely,
    except this article presents fastidious understanding even.

  18. I will right away seize your rss feed as I can’t to find your email subscription link or e-newsletter service.
    Do you have any? Kindly allow me recognise in order that I could subscribe.
    Thanks.

  19. My programmer is trying to convince me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the
    expenses. But he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress on a
    variety of websites for about a year and am anxious about
    switching to another platform. I have heard very good
    things about blogengine.net. Is there a way I can transfer all my wordpress content into it?
    Any kind of help would be greatly appreciated!

  20. I loved as much as you will receive carried out right here.
    The sketch is attractive, your authored subject matter
    stylish. nonetheless, you command get bought an nervousness over that you wish be delivering
    the following. unwell unquestionably come further formerly again as exactly the same nearly very often inside case you shield this increase.

  21. Hello, i think that i saw you visited my weblog thus i came to “return the favor”.I am attempting to find things to enhance my
    site!I suppose its ok to use some of your ideas!!

  22. Hey! I know this is kind of off topic but I was wondering which blog platform are you using
    for this website? I’m getting sick and tired of WordPress because I’ve had issues with hackers
    and I’m looking at options for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

  23. Wonderful beat ! I wish to apprentice while you amend your web site,
    how can i subscribe for a blog site? The account aided me a acceptable deal.
    I had been a little bit acquainted of this your broadcast provided bright clear concept

  24. I like what you guys tend to be up too. This kind of clever work
    and reporting! Keep up the excellent works guys I’ve included you guys to my blogroll.

  25. excellent put up, very informative. I wonder
    why the other experts of this sector don’t understand this.
    You must proceed your writing. I am confident, you’ve a huge readers’ base already!

Deixe uma resposta

Início