Ordem dos Frades Menores elege novo Ministro Geral nesta terça

Nesta segunda-feira, 12 de julho, o Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores chegou ao 10º dia, no Colégio Internacional São Lourenço de Brindisi, dos Frades Menores Capuchinhos, em Roma. Os capitulares passaram a maior parte do dia em grupos linguísticos, refletindo e discutindo os projetos de propostas que haviam sido preparados pelas comissões temáticas, com base nas contribuições e intercâmbios da semana passada.

A segunda votação consultiva foi realizada no final da tarde, em preparação para a eleição do novo Ministro Geral a ser realizada nesta terça-feira, 13 de julho. Seguiu-se um importante momento de agradecimento ao Governo Geral cessante da Ordem, que incluiu a leitura da despedida de São Francisco no Monte Alverne e a última bênção de Frei Michael A. Perry como Ministro Geral.

Última benção do Ministro Geral, Frei Michael Perry, OFM

Esse dia de eleição do 121º representante de São Francisco de Assis começa com a Santa Missa, presidida pelo Cardeal brasileiro João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco para presidir a eleição do Ministro Geral, a partir das 10h30 (horário de Roma). O atual Ministro Geral, o norte-americano Frei Michael Perry, foi eleito em 22 de maio de 2013 depois que o Papa Francisco nomeou arcebispo o então Ministro Geral da Ordem, Frei José Rodríguez Carballo. No Capítulo Geral de 2015, Frei Michael foi reeleito para este sexênio que se encerra.

Na quarta-feira (14/7) será eleito o Vigário Geral e, na quinta-feira (15/7), os integrantes do Definitório Geral.

Equipe do Capítulo Geral – 2021

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil


RESUMO | 10º DIA – Capítulo Geral (2021)