Dia intenso termina na Basílica de São João do Latrão

Nesta quinta-feira de manhã, aconteceu a eleição dos membros do Definitório Geral para o período de 2021-2027 no Capítulo Geral, que está em andamento em Roma. Os novos Definidores gerais eleitos são: Frei Victor Quematcha (África), Frei John Wong (Ásia-Oceania), Frei Jimmy Zammit (Anglófona), Frei Albert Schmucki (Europa Central), Frei Cesare Vaiani (Ibéria-Itália-Albânia), Frei Konrad Cholewa (eslavo), e os Freis Joaquín Excheverry e César Kulkamp (América Latina).

A Assembleia se reuniu à tarde para uma apresentação e esclarecimento sobre a proposta de revisão dos Estatutos Gerais com a intervenção de Frei Aidan McGrath. Os artigos específicos examinados incluíram a estrutura e governo da Ordem, as novas missões, os assuntos administrativos e a proteção de menores e adultos vulneráveis. Em particular, foi esclarecido que o termo ‘adultos vulneráveis’ se baseia no Motu Proprio de 2019, Vos Estis Lux Mundi. Essas propostas foram submetidas à votação para aprovação ser parte das leis que regem a vida da Ordem.

No final da sessão da tarde, os irmãos presentes no Capítulo foram à Basílica de São João do Latrão para a oração da noite, presidida por Frei Isauro Covili Linfati, novo Vigário Geral da Ordem. Seguiu-se o jantar no pátio do Vicariato da Basílica.

Equipe do Capítulo Geral – 2021

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil


RESUMO | 13º DIA – Capítulo Geral (2021)