Encontro “Juventudes, direitos e fé” ocorre daqui a um mês, em Bom Retiro do Sul/RS

O Vale do Taquari receberá, daqui a um mês, a primeira edição do Encontro “Juventudes, direitos e fé: por uma mobilização inter-religiosa”. O evento ocorrerá de 15 a 17 de setembro, no Sítio Moinhos do Campo, em Bom Retiro do Sul. As inscrições estão abertas para a programação, que contemplará, entre outras atividades, diversas oficinas, painéis, mística e plenária sobre temas como diversidade, gênero, cultura, justiça socioambiental e diálogo inter-religioso. Haverá tradução em Libras.

A participação deve ser confirmada pelo site www.mobilizacaors.org. O investimento é de R$ 30,00 e contempla alimentação e hospedagem. É necessário levar roupa de cama, toalha e produtos de higiene pessoal.

O encontro é aberto a todos os interessados, em especial, aos jovens de todo o estado, com ou sem crença religiosa. Edoarda Scherer é uma das organizadoras do evento e destaca que essa é uma oportunidade inédita na região e possui como diferencial proporcionar momentos de convívio entre jovens de diferentes crenças e atuações no país. “Estamos vivendo em meio a tensões sociais intensas, por isso, é necessário perceber que a diferença se complementa, pode e deve conviver em harmonia”, salienta Edoarda. 

O encontro é uma iniciativa liderada pelo movimento Mobilização RS, o qual é integrado por diversas frentes, entre as quais estão a Gurizada Franciscana, a Pastoral Universitária Ecumênica (Pasune) e organizações de jovens surdos, anglicanos, candomblecistas, luteranos e sem vinculação religiosa. Também fazem parte o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Rio Grande do Sul (Conic RS), Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (Estef) e o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UniRitter.

Camila Pires

Mais informações podem ser obtidas pelo sitemobilizacaors.org




Programação do Encontro “Juventudes, direitos e fé”

15 de setembro (sexta-feira)

17h – Chegada e acomodação 

19h30 – Abertura inter- religiosa “Nossos caminhos”

21h – Jantar e confraternização 

16 de setembro (sábado)

8h – Café da manhã 

9h – Mística  

9h30 – Painel “O respeito à diversidade em tempos de ódio”

10h30 – Lanche e conversa em grupos 

11h – Plenária 

12h – Almoço 

14h – Oficinas: 

1 – Racismo institucional 

2 – Diálogo inter-religioso 

3 – Identidade de gênero 

4 – Juventude, música e arte 

5 – Justiça socioambiental no RS: desafios para o saneamento básico 

16h – Lanche 

16h30 – Partilhas das oficinas, relatos e convivência 

19h – Ato inter-religioso 

21h – Lual e jantar

17 de setembro (domingo) 

8h30 – Café

9h30 – Painel inter-religioso “O cuidado e o respeito!”

10h45 – Encaminhamentos “Projetando sonhos” 

11h30 – Confraternização inter- religiosa 

12h – Almoço e encerramento



Outras Postagens

Início