Frades Franciscanos Conventuais iniciam hoje o Capítulo Provincial

De 20 a 24 de setembro, na casa de Retiros São Francisco de Assis, em Campo Largo (PR), acontecerá a primeira fase do XII Capítulo Provincial ordinário da Província São Francisco de Assis, da Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv). Este grande momento da Província tem caráter eletivo, onde é renovado o seu governo provincial.

É esperado para este momento a participação de 47 frades, entre eles Frei Rogério Xavier (assistente geral da Federação dos Conventuais da América Latina-FALC), que presidirá às sessões, e três freis convidados: Frei Clevis Mafra dos Santos (MA), Frei Ronaldo Gomes da Silva (RJ) e Frei Gilberto de Jesus Rodrigues (DF).

A pedido da vigilância sanitária da cidade de Campo Largo e para segurança dos participantes, todos, frades vogais, empregados da casa de retiros, assessor de comunicação e convidados, são obrigados a apresentar o teste RT-PCR negativo e a carteirinha de vacinação com, ao menos, a primeira dose da vacina tomada.

O Capítulo terá início no dia 20 de setembro, às 18h, com a Celebração presidida pelo Ministro Provincial Frei Aloísio de Oliveira. Logo após, como de costume, os frades se reunirão na sala capitular para aprovação dos ofícios e programação do Capitulo.

O tema escolhido para inspirar este capítulo, é a Regra de vida dos Frades Menores, deixada por São Francisco de Assis: “Regra e a Vida destes irmãos é esta: viver em obediência, em castidade e sem nada de próprio e seguir a doutrina e as pegadas de Nosso Senhor Jesus Cristo” (RNB 1,1)

O que é um Capítulo Provincial?

Na Ordem Franciscana existem três Capítulos: o Geral, Provincial e o Local, cada um com suas devidas características. Foram criadas no tempo de São Francisco de Assis com o objetivo de promover a fraternidade entre os frades.

O Capítulo Provincial Ordinário é um momento de fraternidade, avaliação e decisão. Nestes dias, os frades se reúnem, discutem sobre os últimos quatro anos provinciais, fazem as suas avaliações de cada comissão e pastoral onde os freis atuam e planejam o próximo quadriênio. É um momento que exige tempo e dedicação, por isso é dividido em duas fases: a primeira fase fica reservada para as avaliações e eleição do novo governo provincial, os frades votam para eleger o Ministro Provincial, o frade que servirá como pastor e coordenador para toda a Província, também elegem os definidores que auxiliarão o Ministro Provincial nesta missão e o ecônomo, responsável pela administração econômica da Província.

A segunda fase é reservada para decisão das moções, diretrizes que a Província seguirá nos próximos quatro anos. Está acontecerá em janeiro, de 17 a 21.

Programação da Primeira Fase:

Preparamos uma programação especial, para que vocês, não só em oração, mas virtualmente participem desse momento fraterno. Todos os dias os frades farão transmissões ao vivo para comentar como foi as sessões e dividir expectativas, momentos fraternos e de oração.

Veja a programação:

Para ficar por dentro de todos acontecimentos dessa semana tão importante, acessem os nossos meios de comunicação oficiais: FACEBOOK ou INSTAGRAM.

Fonte: Província São Francisco de Assis (Franciscanos Conventuais)