Frei Valmir Ramos, OFM é eleito Visitador Geral da Província de São Francisco de Quito/Equador

Frei Valmir Ramos, OFM durante o Capítulo Geral da OFM em Roma/Itália – Julho/2021

Alguns dias atrás, o Ministro Geral e o seu Definitório estiveram reunidos na Cúria Geral e na sessão do dia 14 de setembro, elegeram o frade que desempenhará o serviço de Visitador Geral na Província São Francisco de Quito/Equador. O frade eleito foi o nosso confrade Frei Valmir Ramos, OFM, ex-Definidor Geral da OFM para a América Latina.


Visitador Geral: O que é?

O visitador é chamado de “Visitador Geral” por ser um representante/delegado diretamente do Ministro Geral, bem como, por realizar a visita em nome da Ordem dos Frades Menores (OFM). É o Definitório Geral da Ordem que elege o mesmo, com o serviço de visitar a todos os frades de uma Custódia ou Província. (Cf. CCGG, Art. 213)

Durante estas visitas, o Visitador Geral deve admoestar, confortar e se preciso for, corrigir na humildade e caridade os irmãos. Tem a missão de conhecer as condições e todas as iniciativas dos confrades, das fraternidades e Província, pois estará olhando com um olhar de fora da realidade; facilitando a ajuda no que for necessário para os encaminhamentos futuros da entidade. (Cf. CCGG, Art. 213)

Após todas as visitas, o Visitador Geral deve realizar um relatório abordando a realidade, levando em consideração a vida franciscana (vida de oração, vida fraterna, minoridade, formação, trabalho, evangelização, economia, dentre outros), a ser enviado para o Ministro Geral e para o Capítulo Provincial.


Uma breve biografia…

Frei Valmir Ramos, OFM durante o Capítulo Geral da OFM em Roma/Itália – Julho/2021

Frei Valmir Ramos, OFM, nascido no dia 31 de maio de 1965 é natural de Franca/SP. Entrou para a Ordem dos Frades Menores e foi vestido com o habito franciscano no dia 16 de janeiro de 1989. Professou os primeiros votos no dia 02 de fevereiro de 1990 em Catalão/GO. Professou Solene no dia 30 de abril de 1993 e Ordenou Diácono em 11 de agosto de 1993. Foi Ordenado Sacerdote no dia 28 de janeiro de 1994 em sua cidade natal. Serviu a nossa Fraternidade Custodial como Custódio de 2001 a 2010. Foi eleito Definidor Geral para a América Latina no Capítulo Geral de 2015, para o sexênio 2015-2021. Atualmente, está retornando da Cúria Geral da OFM (Roma/Itália) para residir em sua Custódia de origem, a Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus (Interior de São Paulo e Triângulo Mineiro – Brasil).


A Fraternidade Custodial deseja ao confrade, Frei Valmir Ramos, OFM, votos de um profícuo serviço em prol da Ordem dos Frades Menores e da Província São Francisco de Quito/Equador. Que o Seráfico Pai São Francisco o abençoe e que nossa mãe Maria, Rainha da Ordem interceda por ele durante este árduo trabalho!

Fraternalmente,

Equipe de Comunicação