A alegria de reencontrar os irmãos e as apresentações dos relatórios, marcam a abertura do Capítulo Custodial – 2021

Com imensa alegria, na manhã desta segunda-feira (22), os frades de nossa Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, se reuniram na “Casa de Retiro Dom Luiz” em Brodowski/SP, para a celebração do Capítulo Custodial.

Os frades foram chegando aos poucos ao longo das primeiras horas da manhã, advindos de todas as nossas fraternidades que estão no interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A Comissão Preparatória  do Capítulo solicitou que todos os frades estivessem no local até às 10h, uma vez que, cumprido os protocolos estabelecidos para o combate à COVID-19, todos seriam devidamente testados antes do início das atividades efetivas do capítulo.

Após realizarem o teste PCR, a abertura oficial do capítulo foi feita por nosso Visitador Geral, Frei Wanderley Gomes de Figueiredo, OFM,  com um momento orante, onde os frades cantaram o “Veni Creator”, pedindo que o Espírito Santo do Senhor nos conduza em todos os trabalhos e decisões que serão tomadas nesta semana. Finalizada a abertura oficial, Frei Wanderley, OFM realizou os primeiros encaminhamentos conforme a legislação que rege o Capítulo Custodial, definindo os serviços e fixando o cronograma, submentendo-os à aprovação dos frades.

Tendo-se transcorrido os primeiros encaminhamentos e o almoço, as atividades vespertinas foram inauguradas com a leitura do relatório do visitador, construído a partir de suas impressões sobre a vida dos frades e da Custódia, testemunhada nas Visitas Canônicas que o mesmo realizou. Ao início de sua fala, o referido frade presenteou todos os capitulares com um pequeno frasco de óleo essencial de lavanda, que ele mesmo fez, ressaltando a delicadeza e o carinho fraterno demonstrados no valor franciscano de “fazer com as próprias mãos”.

Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM, que desempenhou o serviço de Custódio durante este triênio, prosseguiu as atividades com a leitura do seu relatório, onde ressaltou as forças (pontos positivos) e os desafios (pontos negativos) que se verificou em nossa entidade nos três anos em que ele ficou à frente da Animação Custodial.

Após a leitura desses importantes relatórios, os frades participaram de duas refeições: o banquete da Sagrada Eucaristia, presidido pelo Frei Valmir Ramos, OFM e o jantar; alimentando o espírito e posteriormente o irmão corpo.

Antes de encerrar as atividades diárias, Frei Reinaldo Silva Augusto, OFM, ecônomo custodial, realizou a leitura do relatório da economia. Já tendo sido feita a divisão dos frades em grupos, possibilitando o debate sobre os temas que serão discutidos, os frades se reuniram em seus grupos para definirem quem seriam seus secretários e coordenadores. Declarado o encerramento dos trabalhos, os frades realizaram um recreio fraterno e em seguida, se recolheram para o descanso.

Frei Lucas de Oliveira Santos, OFM


RESUMO | 1º DIA – Capítulo Custodial (2021)