Homilia do Ministro Geral da OFM em ocasião da Festa de São Francisco de Assis

 

“O ponto inteiro de ponto de vista (São Francisco) era que olhava para um novo mundo, que poderia ter sido feito naquela manhã. Salve pelas grandes coisas primitivas, a Criação e a História do Éden, o primeiro Natal e a primeira Páscoa, o mundo não teve história. “ (GK Chesterton)

“Um novo olhar para um novo mundo”. Mas como nosso querido Irmão Francisco chegou a essa consciência profunda da presença eterna e inextinguível do amor e da misericórdia de Deus no mundo, nos corações de todos e cada um de nós, em sua própria vida e no universo criado? O que aconteceu dentro de sua vida que lhe permitiu olhar para o rosto da violência e do ódio, da guerra e da destruição, do abuso exploratório dos seres humanos e do meio ambiente natural sem desistir da desesperança e perder todo o senso da presença de Deus em todas as coisas que existem?

Há duas fontes por trás e por baixo dos muitos momentos diferentes de conversão pessoal na vida de Francisco. E não esqueçamos que Francisco não mudou sua vida de uma vez por todas quando se despojou do rico legado de seu pai e se vestiu com a roupa dos pobres. Como todos os seres humanos, Francisco continuamente foi levado a um momento de decisão onde ele tinha que fazer uma escolha para o bem ou para o mal, para Deus e para a humanidade ou para suas próprias atividades egoístas. Estas duas fontes ficam lado a lado e não podem ser desvinculadas uma da outra.

Em primeira instância, Francisco ficou cara a cara com a presença do mal que assumiu muitas formas – violência e guerra entre estados e cidades concorrentes na Itália; avareza e exploração sistemática dos pobres e fracos; A competição por Deus e o poder entre a Igreja, o Potesta, a aristocracia desembarcada e a classe mercante emergente. Francisco entrou cada vez mais em contato com aqueles que mais sofreram na sociedade de Assis. Ele também testemunhou em primeira mão as conseqüências da violência, o lento processo de desumanização que ocorreu em seu próprio coração e nos corações de todos os envolvidos na perseguição da guerra. O que somos capazes de reconstruir a partir dos estágios iniciais da conversão de Francisco traz-nos face a face com a imagem, o rosto do Senhor Jesus crucificado e ressuscitado pendurado na cruz, na igreja em ruínas de São Damião. Foi o Jesus crucificado que se estendeu da cruz e tocou suavemente a dor e a confusão na vida de Francisco, não julgando-o, não o repreendendo. Francisco experimentou um Deus compassivo, misericordioso e que ama todos sem distinção.

O segundo aspecto do processo de conversão de Francisco está ligado ao seu contato direto com uma humanidade que sofria, alienou, desfigurou e superou uma sensação de desesperança. Nós testemunhamos em todo o mundo hoje as forças destrutivas que aprofundam o senso de uma cultura da morte: a mudança para acabar com a vida através da eutanásia em diferentes países do norte da Europa; os disparos atentados aleatórios e sem sentido em Paris, Londres, Las Vegas e também na Somália, no Iêmen, em Síria e em outros lugares do mundo hoje; o maltrato de refugiados; o fim do discurso civil entre os políticos e o abandono de um senso do bem comum. Em todas essas situações, reconhecemos o nível ao qual os seres humanos perderam todo o senso da dignidade e da beleza da vida e se fecharam dentro de uma visão de vida que não está aberta à esperança, para a presença de Alguém de pé atrás, embaixo, na frente e no coração da história humana, Deus. Francisco também ficou cara a cara com muitas ameaças diferentes à dignidade, à esperança e ao futuro da humanidade e da presença de Deus em nosso meio. Francisco não correu nem se escondeu do rosto desfigurado da humanidade. Em vez de se fechar e proteger-se, Francisco escolheu pular no coração do mundo, abraçando e acompanhando a humanidade, oferecendo amor, misericórdia, compaixão, esperança para todos os que encontrava, assim como Jesus fez em sua vida e missão.

Queridos irmãos e irmãs, a nossa fé nos diz que o nascimento da nova criação é um presente de Deus transmitido dentro e através da encarnação, sofrimento e morte, e através do dom da Ressurreição. Nossa fé também nos diz que o único meio para que isso se torne uma realidade em nossas vidas é para nós um fazer a escolha diária de agir como mensageiros de amor, misericórdia e esperança. Ao escolher abraçar o caminho da compaixão e do amor, nos tornamos membros do Corpo de Cristo, co-criadores com Deus no ato da nova criação que está ocorrendo em todos os eventos da história, um ato imparável de amor gratuito trazido ao cumprimento na vida, morte e ressurreição de Jesus. Que o Espírito de Deus desencadeie nossos corações e nos permita escolher cada dia para abraçar o caminho da nova criação em Cristo Jesus!

Feliz festa de São Francisco!

 

Frei Michael Anthony Perry, OFM 
Festa de São Francisco de Assis – 4 de outubro de 2017 
Basílica de S. Francisco, Assis

Fonte: ofm.org

Outras Postagens

Início