Termina a 1ª Assembleia Ampliada da Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul

São Paulo (SP) – A 1ª Assembleia Ampliada da Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul terminou nesta sexta-feira, 25 de março, com a Celebração Eucarística às 10h30, na Casa de Eventos e Hospedagem Sagrada Família, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Os frades das 12 entidades franciscanas que formam a Conferência estiveram reunidos desde a segunda-feira, dia 21.

O novo governo da Conferência – formado por Frei Daniel Alejandro Fleitas Zeni, Frei Fernando Aparecido dos Santos e Frei Marino Rohden – presidiu a Santa Missa neste dia solene da Anunciação do Senhor.

Na sua homilia, o presidente da Conferência, Frei Daniel Fleitas, lembrou que ontem também celebramos São Oscar Romero, um dos personagens mais luminosos por sua vida, sua história e seu carisma.

Ele nunca perdeu sua experiência de luta e o caminho de conversão dentro do ministério do seu serviço como pastor. Por isso foi chamado profeta de nosso tempo”, disse.

“Um profeta como no Evangelho está sempre disponível a anunciar, a descobrir e, sobretudo, buscar caminhos novos para a esperança”, acrescentou. O profeta, segundo o celebrante, sabe o tempo oportuno para a boa notícia e para a esperança.

Para Frei Daniel, os profetas não sou protagonistas da história com braços cruzados. “Nunca estão sentados. O profeta sempre abre caminhos. Arriscam sua própria vida”, lembrou.

“Irmãos, partilhamos quatro dias de escuta, de experiências e de intercâmbios. Que possamos levar essa experiência de vida às nossas comunidades e entidades. A Conferência não é uma experiência nacional, a conferência somos nós. A conferência do Brasil e Cone Sul é a expressão do anúncio da boa notícia. Eu os convido para que sejamos profetas como Romero, como Maria, que anunciam o caminho de esperança a nosso povo”, propôs.

“Como Maria, como São Romero, somos chamados a ser profetas.  Não detenhamos o tempo da graça. O profeta sabe entregar-se e sabe oportunamente deixar que outro continue. Que Maria seja para nós um compromisso de esperança e de alegria para para nosso povo e nossas entidades!”, pediu o celebrante.

No final da celebração, Frei Daniel agradeceu a todos os participantes, os frades do Governo Geral, especialmente o Definidor Frei César Külkamp, que acompanhou de perto o nascimento da nova entidade, os frades da Província da Imaculada pela organização da Conferência, através do Ministro Provincial Frei Paulo Roberto Pereira, as Irmãs da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (CIIC), que acolheram este evento e todos os envolvidos nesta primeira Assembleia da Conferência.

Neste último dia, os frades votaram as propostas apresentadas pelos Ministros e Custódios e os secretários para a Formação e Estudos, secretários para as Missões e a Evangelização, moderadores para a Formação Permanente, coordenadores do Serviço de Animação Vocacional, Animadores da JPIC, Animadores da Pastoral Educacional.

Também foi dia de festa na Conferência pelos aniversariantes Frei Fidêncio Vanboemmel, ex-Ministro Provincial da Província da Imaculada e moderador da Formação Permanente, e Frei Rogério Viterbo de Souza, da Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora.

O novo governo da Conferência e os coordenadores dos serviços

O Vigário Geral, Frei Isauro Covili, enviou a seguinte mensagem aos frades: “Gostaria de saudar todos os irmãos que participaram da Assembleia com grande entusiasmo e reflexão.  Saúdo especialmente os irmãos que foram eleitos para animar os diversos serviços, para o bem da Conferência. Convido a todos vocês a buscar sempre caminhos de fidelidade carismática, tendo em mente o Documento Final do Capítulo e as orientações para o período de seis anos. Certamente, vocês estabeleceram alguns desafios para este tempo e que o Senhor lhe dê seu Espírito para levá-los adiante. Com os melhores cumprimentos”, desejou Frei Isauro.

Moacir Beggo

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil