ONU convida a celebração da 8ª Semana Mundial de Harmonia Inter-Religiosa

A Organização das Nações Unidas celebra, de 1º a 7 de fevereiro a 8ª Semana Mundial de Harmonia Inter-Religiosa entre todos os credos, religiões e crenças. A Semana Mundial de Harmonia Inter-Religiosa (World Interfaith Harmony Week) foi proclamada pela Assembleia Geral em A/RES/65/5 resolução aprovada em 20 de outubro de 2010.

Na resolução, a Assembleia Geral, aponta que a compreensão mútua e o diálogo inter-religioso constituem dimensões importantes de uma cultura de paz e estabelece esta semana como uma forma de promover a harmonia entre todas as pessoas, independentemente de sua fé.

Segundo dom Francisco Biasin, que preside a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esta semana é uma preciosa ocasião para buscar harmonia, coexistência pacífica e colaboração fraterna entre os seguidores de diferentes caminhos de fé. “Independente da religião que professamos, somos todos seres humanos chamados a construir um mundo de paz”, disse.

Reconhecendo a necessidade imperativa do diálogo entre diferentes crenças e religiões para melhorar a compreensão mútua, harmonia e cooperação entre as pessoas, a Assembleia Geral incentiva os Estados a apoiarem, durante essa semana, a propagação da mensagem de harmonia inter-religiosa e boa vontade nas igrejas do mundo, mesquitas, sinagogas, templos e outros lugares de culto, numa base voluntária e de acordo com suas próprias tradições religiosas ou convicções.

“O respeito pela diversidade e o diálogo pacífico são essenciais para que a família humana seja capaz de cooperar a nível mundial para enfrentar as ameaças comuns e aproveitar as oportunidades comuns”, disse à época do lançamento da iniciativa, o então secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Fonte: cnbb.net.br

Outras Postagens

Início