Frades Franciscanos reiniciam as atividades do “Curso de Teologia para Leigos” em Garça/SP

“Os melhores esforços das paróquias neste início do terceiro milênio devem estar na convocação e na formação de leigos missionários. Só através da multiplicação deles poderemos chegar a responder às exigências missionárias do momento atual. ” (Doc Aparecida, 174)


A terça-feira, dia 27 de fevereiro, foi marcada pela abertura oficial do “Curso de Teologia para Leigos”, na Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes, em Garça. Logo após a Santa Missa os frades acolheram a todos os interessados – atualmente uma média de cem pessoas – com a “aula inaugural” e os esclarecimentos acerca das modalidades formativas oferecidas, com o intuito de oferecer uma calorosa e animadora recepção do povo de Deus interessado em conhecer e aprofundar melhor à própria fé. A seu tempo as aulas, propriamente ditas, dos três módulos, tiveram início dia 06 de março (última terça-feira), tendo os frades locais por professores.

Somando já três anos de existência, o curso tem recebido especial atenção por parte dos frades teólogos; e o mesmo diga-se por parte da comunidade local, que correspondeu fortemente ao chamado, dando respostas aos anseios pessoais de cada um a respeito do melhor conhecimento quanto à caminhada de fé, além da intensificação do próprio “sentido de pertença e corresponsabilidade eclesial”, por meio da Teologia. Por sua vez, dentre as disciplinas básicas da Teologia, os três anos receberão neste primeiro semestre noções de Teologia da Revelação, Hermenêutica Bíblica, Catequese, Liturgia, Sacramentos e Novo Testamento, com uma carga horária de 90min divididos em duas aulas semanais. Sempre em vista da melhor qualificação de nossos fiéis e de um ardoroso desejo de que se produzam bons frutos junto à comunidade de fé, o Santuário oferece estas modalidades gratuitamente, com o anseio de que se difunda entre os fiéis o sendo de pertença e cooperação mútua entre todo o povo de Deus em seus mais diversos ministérios.

Quanto à adesão dos interessados, as inscrições foram abertas a todos que desejassem aprofundar um pouco mais acerca dos conhecimentos relativos à Cristo, à Igreja e ao próprio povo de Deus. Pode-se afirmar que o curso atualmente atende a um público diversificado de profissionais e trabalhadores locais, além de agentes de pastoral e lideranças da comunidade. Não se limita a paroquianos, tampouco existem exigências para ingresso dos participantes, haja vista que todos são chamados a buscar sempre o progresso espiritual por meio dos estudos e formações.

Sendo um momento propício para a difusão do carisma franciscano e testemunho evangelizador dos Frades Menores, vê-se claramente que o espirito franciscano de acolhida e fraternidade se faz presente em todos os momentos; seja naquilo que concerne ao próprio “espírito de Assis”, o qual se expressa por meio do amor à Palavra do Senhor, dita, manifestada e encarnada na pessoa de Cristo Jesus, seja nos momentos de intervalos com o famoso “chá do Frei”.

Que a Senhora de Lourdes e nosso pai fundador, Francisco de Assis, intercedam pela Fraternidade e comunidade paroquial, de modo a serem fiéis colaboradores da implantação do Reino de Deus no aqui e agora da humanidade.

Em louvor de Cristo. Amém

Frei Everton Leandro Piotto, OFM




 

Outras Postagens

Início