JUFRAN 2018 acontece em São Pedro/SP

No dia 28, sábado, a Família Franciscana do Estado de São Paulo representada por trinta e cinco Junioristas entre Frades das três obediências (OFM, OFMCap, OFMConv) e Irmãs que bebem da Fonte Franciscana (Franciscanas do Coração de Maria, Franciscanas de Ingolstadt, Franciscanas de Nossa Senhora de Fátima e Franciscanas Alcantarinas), estão juntos para vivenciarem e participarem do JUFRAN 2018 (Encontro de Junioristas Franciscanos); também, participam quatro formadores.

Este encontro tão sólido é anualmente preparado desde 2009, quase dez anos de existência, é organizado pelos próprios Junioristas que democraticamente elegem, a cada final de encontro, um grupo organizador, de forma que contemple um representante de cada Ordem e Congregação. Essa equipe eleita se preocupa em planejar o encontro com o tema, assessor, programação, local e acolhida. Destaque-se sempre a Alegria Franciscana distribuída por todos e todas a cada encontro que se passa.

Neste ano, o JUFRAN, acontece na cidade de São Pedro, no interior paulista, no Seminário Santo Antônio, os Junioristas estão refletindo o tema: “Presença Feminina no Carisma Franciscano”, com o auxílio do assessor Frei Antônio César Maciel Mota, OFMConv (Doutorando em Teologia Espiritual Franciscana pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma – Itália ).

Nesse dia, o encontro iniciou com um delicioso almoço seguido de um momento de Espiritualidade Franciscana, onde foi intensamente rezado, invocando a presença da Luz Divina, bem como da Trindade Santa, perfeito exemplo de comunidade viva. Ademais, foi introduzido o Círio Pascal, relembrando assim o Tempo Pascal, continuando com a invocação de uma ladainha dinamizada, nos recomendamos às Santas Franciscanas, concluindo, assim, esse momento de espiritualidade com uma dinâmica de apresentação. Logo em seguida, foi oferecido um cafezinho e depois seguiu-se para a abertura da reflexão do tema proposto para o encontro. No final do dia, todos foram se encontrando para colocarem os “papos” em dia, momento frutuoso e fortalecedor para a caminhada de vida e vocação. O JUFRAN segue até o dia 01 de maio terminando com o almoço.

Desejamos que Deus abençoe e guarde cada um dos Junioristas, ao mesmo tempo, dê-lhes sabedoria para abraçarem com Fé e Alegria ao Deus Uno e Trino experienciado por São Francisco e seus companheiros, santos e santas franciscanas.

Paz e Bem!

Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM




 

Outras Postagens

Início