Iniciou-se em Campina Grande/PB, o Tríduo Vocacional em preparação para a Profissão Solene de Frei Suelton, OFM

Campina Grande (PB) – Terra de filhos famosos, como artistas e cantores, Campina Grande/PB se alegra pela simplicidade, pela fraternidade e pela alegria franciscana trazida pelos Frades Menores. Já existente há anos nesta amada cidade, hoje (31) acolhe também outros filhos de São Francisco de Assis, vindos da Custódia Franciscana do Sagrado Coração, que abrange o interior de São Paulo e Triângulo Mineiro.

Alguns dos frades que chegaram, estavam em Teresina/PI vivenciando o Tríduo Vocacional em ação de graças pela Profissão Solene de Frei João Paulo Gabriel Mendes de Moraes, OFM, realizada no último dia 23 de abril, em Olímpia/SP. Frei João Paulo, OFM é irmão da mesma turma de Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM, que na próxima sexta-feira (03), professará os Votos Solenes na Paróquia São Francisco de Assis, em Campina Grande/PB.

Frades de nossa Custódia com o Frei Jonaldo Adelino, OFM, da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, na Paróquia Nossa Sra. do Rosário, em João Pessoa/PB

Os frades chegaram em João Pessoa/PB no dia de ontem (30) pela manhã e Frei Suelton, OFM após a acolhida, levou todos para conhecerem um pouco da cultura local, bem como lugares e igrejas históricas. Visitaram o Convento e a Paróquia Nossa Sra. do Rosário. Depois conheceram o Convento São Francisco de Assis, no centro cultural. Posterior, visitaram a Catedral Basílica Nossa Sra. das Neves. Durante a tarde, conheceram outros pontos turísticos e as praias da cidade Porta do Sol.

Na manhã desta terça-feira (31), os frades foram conduzidos para a terra do maior São João do mundo, Campina Grande/PB. Ao chegarem, foram acolhidos pelo povo de Deus que irá hospedar e acolher os missionários durante estes dias de Tríduo Vocacional e Profissão Solene. As 14h30, os missionários se reuniram na Comunidade São Pedro e São Paulo, pertencente a paróquia de origem de Frei Suelton, OFM, a Paróquia São Francisco de Assis, que nos acolhe durante estes dias.

Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM, coordenador do SAV (Serviço de Animação Vocacional) conduzindo o momento de reflexão e formação

Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM, coordenador do SAV (Serviço de Animação Vocacional) de nossa Custódia, ministrou um momento de reflexão e formação, cuja temática foi: “Vocação Franciscana – Senhor o que queres que eu faça?”. Conduziu todo o itinerário do chamado divino a aquele que se dispõe a escutar e servir. Depois enfatizou a importância das orações da comunidade, destacando que Frei Suelton, OFM é filho da paróquia que recebe os missionários nesta semana e que é por meio destas orações que os religiosos se mantêm firmes no chamado e propósito divino.

Frades com o povo de Deus da Comunidade São Pedro e São Paulo – Campina Grande/PB

No início da noite, as 19h nos reunimos para a celebração eucarística na paróquia de origem de nosso irmão e confrade, Frei Suelton, OFM. O presidente da celebração foi Frei Rogério Rodrigues da Silva, OFM, guardião e pároco da Fraternidade Santo Antônio e da Paróquia São Gonçalo de São Francisco do Conde/BA. Já a homilia ficou por conta do Frei Wellington Buarque Souza, OFM, guardião da Fraternidade Santo Antônio de Lagoa Seca/PB, casa onde se realiza o noviciado desta Província; sendo ambos os frades pertencentes a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil (Nordeste). Também estiveram presentes alguns frades de nossa Custódia, a saber: Frei Alef Henrique Pavini, OFM, Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM, Frei João Lourenço Bóga, OFM, Frei José Aécio de Oliveira Filho, OFM, Frei José Luiz da Costa, OFM, Frei Lucas de Oliveira Santos, OFM e Frei Vinícius Felipe Armani Pedro, OFM.

A temática trabalhada pelo Frei Wellington, OFM foi a mesma trabalhada com o povo de Deus durante a tarde desta terça-feira (31) citada acima. Destacou a importância de se colocar a serviço, tendo como modelo a Virgem Maria, quando visitou a sua prima Isabel, festa esta que comemoramos no dia de hoje. Finalizada a celebração, os missionários foram conduzidos para as famílias que estão acolhendo, onde jantaram e se prepararam para o repouso.

Frei Wellington Buarque Souza, OFM proferindo a homilia durante a celebração eucarística

Gratos a Deus pela oportunidade de estar entre os conhecidos, amigos e familiares de nosso confrade, Frei Suelton, OFM, rogamos a Deus que abençoe todo este povo de Campina Grande/PB que nos acolhe durante estes dias. Que a Virgem Maria esteja sempre presente, intercedendo por estes seus filhos!

Fraternalmente,

Equipe de Comunicação