Com emoção, alegria e fraternidade, frades concluem o Tríduo Vocacional em preparação para a Profissão Solene de Frei Suelton, OFM

Campina Grande (PB) – Repletos de alegria, fraternidade e presença junto das origens de Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM, os frades da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, concluíram nesta quinta-feira (02) o Tríduo Vocacional em preparação para a Profissão Solene deste irmão, que amanhã (03), na Paróquia São Francisco de Assis de Campina Grande/PB, se consagrará como Frade Menor por toda a sua vida na Ordem dos Frades Menores (OFM).

Frades no “Parque do Povo” em Campina Grande/PB

Na parte da manhã, os missionários aproveitaram para conhecer um pouco da cultura local, visitando a Catedral Nossa Sra. da Imaculada Conceição. Depois se deslocaram para o Telégrafo Nacional, que antigamente funcionava a Câmara e Cadeia Municipal e hoje, é um museu que conta a história da cidade, sendo o primeiro prédio construído em Campina Grande/PB. Conheceram também o açude velho, onde tem um monumento em homenagem a Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, um dos cartões postais da cidade. O passeio culminou com a visita no “Parque do Povo”, lugar que acolhe muitos campinenses e turistas para celebrar e vivenciar a festa do maior São João do mundo.

As famílias que estão acolhendo os missionários, aguardaram o retorno do passeio para servir a todos um delicioso almoço, regado de partilhas de vidas e experiências. Após, descansaram um pouco e se prepararam para a programação da tarde.

Às 14h30 todos os frades e leigos se reuniram na Comunidade São José Operário, pertencente a Paróquia São Francisco de Assis, que acolhe durante estes dias, todos os missionários para a vivência do Tríduo Vocacional. Nesta tarde, foram conduzidos pelo Frei João Paulo Gabriel Mendes de Moraes, OFM que convidou a todos a refletirem sobre a temática: “Franciscanos pela Laudato Si – ‘Louvado sejas meu Senhor por todas as criaturas’”. Enfatizou a necessidade do cuidado da Casa Comum, bem como por presar por momentos reais e não virtuais. Registrar com a lente dos nossos olhos devem ser a prioridade, para assim, contemplar a beleza do criador em suas criaturas.

Frei João Paulo, OFM conduzindo a formação e reflexão do dia

O coordenador do JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) da Custódia, motivou a todos os presentes a relaxarem, num momento de meditação e de pausa espiritual/corporal; e durante sua fala, os missionários junto da comunidade ali reunidos, foram vendados e direcionados a colocarem suas mãos na areia úmida, tendo assim, contato direto com a terra, criação de Deus. Ao término da formação e reflexão, os missionários juntos da Comunidade São José Operário, tomaram um delicioso café da tarde por eles preparados e logo em seguida, retornaram para os lares onde estão hospedados.

Frades com os fieis da Comunidade São José Operário – Campina Grande/PB

Todos se reuniram as 19h na Paróquia São Francisco de Assis para a celebração eucarística do 3º dia do Tríduo Vocacional em preparação para a Profissão Solene de Frei Suelton, OFM. A presidência desta noite ficou na responsabilidade de Frei Patrick Roberto de Souza, OFM e a reflexão aos cuidados de Frei José Luiz da Costa, OFM, ambos frades da Fraternidade Custodial.

Refletindo sobre a temática já citada acima, Frei José Luiz, OFM pediu ao professando que nunca esqueça do cuidado comum, da verdadeira vivência da Fraternidade e Minoridade, virtudes e valores estes que são realçados em toda criatura que ama a Deus e que demonstra em seus atos a realização da decisão abraçada. Logo após os avisos, Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM, coordenador do SAV (Serviço de Animação Vocacional) motivou os agradecimentos e uma belíssima homenagem a mãe do confrade professando, que a partir de então, passa a ser também mãe de todos os frades ali presentes.

Frei Suelton, OFM junto de sua mãe, Cláudia Doroti

Terminada a celebração, a paróquia anfitriã, junto da Fraternidade Local acolheram todos os frades, familiares e amigos de Frei Suelton, OFM para um jantar festivo, em gratidão pela presença de todos neste momento ímpar na vida deste irmão menor.

Gratos a Deus pelo dom da vida e vocação de Frei Suelton, OFM, rogamos a Deus que continue sempre abençoando seus passos e que lhe ajude sempre a perseverar neste santo propósito, que a partir de amanhã (03), torna-se compromisso para toda a vida. Que a Virgem Maria, rainha da Ordem dos Frades Menores interceda por este irmão!

Fraternalmente,

Equipe de Comunicação