Frades estão reunidos em Franca/SP para a “Semana de Formação Custodial”

Franca (SP) – Como de costume, nossa Custódia organiza anualmente, na última semana do mês de julho, uma Semana de Formação. Essa tem um caráter de atualização e convivência para todos os frades. Atualiza cada confrade no conhecimento, oferecendo formação teológica, pastoral, franciscana e humana. E não poderia faltar, o espírito da fraterna convivência na qual estreitam os laços de amizade, irmandade e conforto, concretizando, assim, nossa vivência carismática.

Para nos nortear durante essa Semana de Formação, um outro frade de outra entidade é convidado para facilitar a temática. Esse ano contamos com a presença fraterna de Frei Gustavo Wayand Medella, OFM, frade da Província Franciscana da Imaculada Conceição. do Brasil, atual Vigário Provincial. O confrade aborda a temática: “A Evangelização Franciscana hoje”, trazendo como materiais base para os estudos: Exortações Apostólica do Papa Francisco ‘A Alegria do Evangelho’ e ‘Fratelli Tutti’, e o documento da Ordem dos Frades Menores ‘O Reino de Deus está próximo’.

Os conteúdos são muito intrínsecos e atuais para a vivência pessoal e pastoral dentro de nossas fraternidades e frentes de evangelização. As exortações nos levam a refletir e nos exortam para sermos sempre ousados e sairmos de nossos comodismos e nos impulsionam a uma missionariedade de continuo encontro com o outro, levando promoção humana, soluções para uma continua busca de sanar dificuldades e transitar nas diversas crises reais existentes, portando a novidade de Cristo, seja no social, humano, ecológico, eclesial, político e econômico. Sermos sal da terra e luz no mundo, chamado continuo de Deus para nós discípulos missionários.

A exortação apostólica ‘A Alegria do Evangelho’, em particular, nos motiva a não deixarmos morrer o espírito missionário, medula da nossa caminhada enquanto peregrinos e colaboradores do Reino, e nos ajuda a compreender que o essencial não nos sejam tolhidos para que não nos desanimem. Assim, o Papa Francisco exclama:

  • “Não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário!” (EG 80)
  • “Não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização!” (EG 83)
  • “Não deixemos que nos roubem a esperança!” (EG 86)
  • “Não deixemos que nos roubem a comunidade!” (EG 92)
  • “Não deixemos que nos roubem o Evangelho!” (EG 97)
  • “Não deixemos que nos roubem o ideal do amor fraterno!” (EG 101)
  • “Não deixemos que nos roubem a força missionária!” (EG 109)

A Semana de Formação foi iniciada na última segunda-feira (25) e segue até sexta-feira (29), onde se culminará o encerramento com o almoço. A noite, haverá a solene Celebração Eucarística, na qual todos os confrades, com alegria, se reunirão com o povo de Deus, na Paróquia São Judas Tadeu, e na oportunidade, Frei Lucas de Oliveira Santos, OFM, professará definitivamente seus votos de obediência, sem nada de próprio e em castidade na Ordem dos Frades Menores.

Pedimos a iluminação de Deus para que nos guie e nos dê sabedoria para discernirmos com tranquilidade e consciência nossa missão e vocação, e nos abençoe para que sua presença seja contínua em nossas vidas. Que São Francisco interceda por cada um de nós, seus confrades, e nos aponte sempre Aquele que nos chamou e nos ama.

Que a PAZ e o BEM reine em nossos corações!

Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM