Guardiães são acolhidos no Convento Santa Maria dos Anjos de Franca/SP para encontro e formação

Franca (SP) – Na última segunda-feira (19/02), os freis eleitos guardiães que prestam este serviço nas várias Fraternidades de nossa Custódia, estiveram reunidos no Convento Santa Maria dos Anjos de Franca/SP, conforme o planejamento para este ano.

Uma parte do encontro pela manhã foi reservada a partilha de vida e trabalhos, tendo como ponto de referência a construção do Projeto Fraterno de Vida e Missão em cada Fraternidade. Depois, Frei Valmir Ramos, OFM, Moderador para a Formação Permanente, apresentou o rascunho de um projeto em construção a pedido do Conselho Custodial e da Comissão Preparatória do Capítulo Custodial 2024. Trata-se de um projeto, onde a Fraternidade Custodial olha para o futuro tentando responder às seguintes perguntas:

  • Como ser Frade Menor hoje em nossa Custódia?
  • Como viver em Fraternidade contemplativa dando testemunho do Evangelho?
  • Como responder ao chamado construindo o Reino de Deus onde estamos e alhures?

Os guardiães ficaram com a tarefa de levar o rascunho para ser discutido/refletido em Fraternidade, visando colher as contribuições de todos a fim de termos um projeto a ser aprovado no Capítulo Custodial, previsto para novembro/2024.

Por último, na parte final do encontro, foi lida uma carta da Comissão da Ordem para a Prevenção e Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, que chama a atenção para as formas de abuso de autoridade e poder.

Expressamos nossa gratidão aos irmãos do Convento Santa Maria dos Anjos que nos receberam e preparam a casa para o bem-estar de todos.

Fraternalmente,

Frei Valmir Ramos, OFM

Adaptações: Frei Alef Henrique Pavini, OFM